Véu-de-noiva – Rodriguezia venusta

Véu-de-noiva – Rodriguezia venusta
Nome Científico: Rodriguezia venusta
Sinonímia: Burlingtonia fragrans, Burlingtonia knowlesii, Burlingtonia venusta, Rodriguezia flavida, Rodriguezia fragrans
Nomes Populares: Véu-de-noiva, Rodriguezia, Orquídea-rodriguezia
Família: Orchidaceae
Categoria: Flores, Orquídeas
Clima: Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene
A orquídea véu-de-noiva é uma espécie epífita, de crescimento simpodial e que surpreende colecionadores e aficionados do mundo todopor sua flor ação espetacular e abundante. Seu porte é pequeno, não atingindo 20 cm de altura, mas forma densas touceiras, crescendo horizontalmente. Suas raízes são aéreas, de forma que essa orquídea prefere substratos abertos e arejados a ficar em vasos ou jardineiras. Floresce no verão, despontando inflorescências em densos cachos pendentes, com numerosas flores pequenas, brancas, com labelo franjeado e centro amarelo. As flores não são perfumadas e duram cerca de 10 dias. O fruto é do tipo cápsula, com milhares de sementes diminutas.
Esta orquídea de aspecto elegante e florescimento vistoso é de fácil cultivo e pode ser conduzida até mesmo dentro de casa, em local bem iluminado. Evite apenas locais com ar condicionado, como escritórios por exemplo. Por gostar de suas raízes bem ventiladas, a rodriguezia é uma opção interessante para povoar o tronco de alguma árvore de casca grossa ou palmeira no jardim, preferencialmente na altura dos olhos, ganhando destaque durante sua floração. Também é uma opção válida para os crescentes jardins verticais.
Deve ser cultivada sob luz filtrada, entre 50 a 70% de sombreamento, em substrato próprio para epífitas, drenável, preferencialmente sobre placas e palitos de fibra de côco, cascas de árvores ou troncos mortos, etc. Como não gosta de vasos, alternativamente podemos plantá-la em cachepôs de madeira do tipo gaiola. A irrigação deve ser regular, e sempre que o substrato estiver ligeiramente seco. Jamais permita o encharcamento contínuo do substrato, que leva a planta rapidamente ao definhamento. Planta tipicamente tropical, aprecia temperaturas médias anuais de 20°C e umidade relativa de pelo menos 70%. Fertilize com bokashi e adubos próprios para orquídeas, por via foliar e no substrato, na dose e periodicidade recomendada pelo fabricante. Multiplica-se facilmente por divisão da planta, permanecendo cada nova muda com pelo menos dois pseudobulbos unidos pelo rizoma. Profissionalmente pode ser propagada por meristema ou sementes.

A loja JARDIM ANIMAL tem tudo para o seu melhor cultivo, confira os destaques:

*Terra vegetal, substratos especiais, turfa , guano de morcego, humus de minhoca

*Adubos químicos compostos, adubos foliares peters, hormônios vegetais e indutores do tipo GA3 e AIB

*Vasos para suas flores e plantas produzidos a partir de fibras biológicas que ajudam no crescimento das plantas e ainda evita pragas e doenças

CLIQUE AQUI E CONHEÇA ESTAS E MUITAS OUTRAS SOLUÇÕES PARA O SEU MELHOR CULTIVO.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *