Tudo sobre o trinca-Ferro e segredos para que cante muito.

Tudo sobre o trinca-Ferro
Tudo sobre o trinca-Ferro e segredos para que cante muito
O trinca-ferro-verdadeiro é uma ave passeriforme da família Thraupidae, sendo um dos pássaros silvestres mais apreciados pelo brasileiro, especialmente pelo seu canto.
No Brasil existem cerca de oito formas do gênero Saltator, todas relativamente parecidas. Apenas uma das espécies, o bico-de-pimenta, é bem diferente, pois uma máscara preta desce até a garganta, e o bico tem uma cor laranja bem intensa. É muito caçado e apreciado por seu belo canto.
Também é chamado de trinca-ferro, bico-de-ferro, tempera-viola, pixarro, pipirão, estevo, papa-banana (Santa Catarina), titicão, tia-chica, chama-chico (interior de São Paulo) e joão-velho (Minas Gerais).
Seu nome científico significa:: Saltator similis⇒ Dançarino semelhante ao tangará. Como os termos latino Saltator e tupi Tangara têm a mesma transliteração – dançarino – encontrou-se no termo similis para o Saltator similis a forma de se demonstrar o motivo da utilização dessa terminologia.
Um pouco menor do que outras espécies do mesmo gênero, possui o mesmo bico negro e forte que originou o nome comum dessas aves. Como no tempera-viola (Saltator maximus), apresenta dorso verde, cauda e lados da cabeça acinzentados.
A listra superciliar é a mais comprida das três espécies (ave adulta), com o “bigode” menos definido e a garganta toda branca. Por baixo, domina o cinza nas laterais, tornando-se marrom alaranjado e branco no centro da barriga.
As asas são esverdeadas. O juvenil não possui a listra tão extensa, sendo a mesma falhada ou inexistente, logo após sair do ninho. Alguns juvenis são listrados abaixo.
Bico bastante enérgico e fortificado (o que deu cunho ao nome “trinca-ferro”), com cauda diferenciada em tamanho. Não existem diferenças corporais entre machos e fêmeas.
Seu canto varia um pouco de região a região, embora mantenha o mesmo timbre. Para diferenciar o macho da fêmea é necessário perceber o canto do macho e o piado da fêmea.
Canto do trinca-ferro
Ele possui uma siringe, que é o órgão responsável pelo canto, com uma estrutura mais complexa do que as de outras aves, possibilitando assim notas mais elaboradas no seu canto. Praticamente cada região tem um canto do trinca-ferro característico, porém os principais tipos de canto são o Bom dia seu chico, Bom dia tio João, Bom dia seu Valdir, Roncador, Eu sou terrível, Ró, Thirrú, Repetidor, Liro, Fuím, Canto curto(duas notas), Grego Mole, Currucutiu, Tiutiufil, Que que fiz meu Deus e Escuta o que digo. Sendo que estes tipos de canto podem ter um “boi” no final.

O segredo para que o seu trinca-ferro cante muito, mesmo sem a presença da fêmea é utilizar o HORMÔNIO  FEROMÔNIO INDUTOR DE CANTO, CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

INDUTOR FEROMÔNIO DE CANTO PARA PÁSSAROS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *