Tipos de peixes: conheça as principais classificações

0
15
Tipos de peixes: conheça as principais classificações

Antes de escolher os moradores do seu aquário, é essencial que você conheça quais espécies de peixes você irá colocar nele e quais os cuidados necessários com cada uma delas

Ter um aquário cheio de peixinhos sempre deixará o seu lar muito mais bonito e harmonioso. Além disso, esses bichinhos também são ótimos animais de estimação e muito adorados pelas crianças. No entanto, antes de tudo é necessário que você conheça os tipos de peixes.

Como toda espécie de animal de estimação, nossos amigos nadadores também possuem as suas particularidades. Uns vivem melhor sozinhos, alguns outros já adoram companhia — e daí a importância de saber um pouquinho sobre os tipos de peixes para aquário, pois assim saberá quais os melhores acessórios para utilizar, além dos cuidados para com casa espécies.

Tipos de peixes para aquário

Existem duas classificações iniciais de peixes: os de água doce ou marinhos — de água salgada. Por esse motivo, ambos precisam viver em locais diferentes, devido ao nível de alcalinidade e acidez do aquário. Esse fator é medido de acordo com as partículas de hidrogênio —  o pH — da água.

Os aquários de água doce geralmente possuem um pH entre 5 e 9. Já os aquários marinhos atingem o pH adequado quando estão na escala entre 8,1 e 8,5. Esses números são extremamente importantes para manter a qualidade da água e de vida dos seus bichinhos.

Você também pode optar por peixinhos que moram em aquários aquecidos. Há uma variedade enorme de bichinhos com esse tipo de habitat natural, e com certeza um deles irá te encantar. No entanto, é muito importante saber o tipo de peixe para manter a temperatura do recipiente adequada e confortável.

Para facilitar a criação de peixes ornamentais também é essencial que você escolha espécies menos territorialistas e que convivam bem com outros peixinhos. Agora, nós vamos te mostrar um pouquinho mais sobre elas.

Espécies de peixes de água doce

Para quem deseja dar início ao aquarismo, o aquário de água doce é o mais recomendado. Sua manutenção é mais simples comparado a um marinho e seus peixinhos também são muito mais fáceis de cuidar.

Peixinho Dourado ou Goldfish

São os mais famosos entre as variadas espécies de peixes de água doce.  Esse peixinho pode viver muito bem com outro coleguinha e, além disso, se dá muito bem em temperatura ambiente, entre 18 e 25°C.

Esses bichinhos comem muito e, por esse motivo, fazem suas necessidade com muita frequência. Por isso, é muito importante a higienização e tratamento do recipiente por um todo, no mínimo, a cada 10 dias.

Tetras

Você já deve ter visto algum peixinho prateado e com a cauda vermelha. Conhecidos como Tetras,  são uns dos mais recomendados caso você queria ter mais de um peixinho em seu aquário.

Apesar de gostar da vida em grupo, ele também se dá muito bem quando está sozinho. Em comunidade, a princípio é um pouco tímido, mas com um tempo o verá nadando por todo o aquário. Ele também vive bem em temperatura ambiente, não ultrapassando os 26°C.

Neon Chinês

São os peixinhos que adoram viver na parte de cima do aquário e uma das espécies mais resistentes à água fria; conseguem viver em uma temperatura mínima de  15°C. Caso você queira comprar somente um bichinho, o Neon Chinês não é muito recomendado, já que prefere viver em grupo, onde fica muito mais colorido e saudável.

Betta

Já que estávamos falando dos peixinhos que gostam de viver em grupo, você já deve ter ouvido falar da fama dos peixinhos Betta. Eles fazem parte de espécies mais coloridas, com caudas e barbatanas muito elegantes.

Mas atente-se: os peixes machos Betta não costumam se dar bem quando criados com outros machos. Já as fêmeas Betta podem se dar muito bem com outros coleguinhas.

Ao ter um peixe dessa espécie, é muito importante se alertar ao contato dele com outros bichinhos. Suas barbatanas chamam muita atenção e em alguns casos são engolidas por outros bichinhos.

Tipos de peixes de água salgada

Os tipos de peixes de água salgada precisam de alguns cuidados a mais que os peixinhos de água doce. Para criar esse tipo de peixe, é essencial manter o grau de salinidade sempre de acordo com a espécie. Conheça algumas delas:

Peixe Palhaço

Um dos peixes marinhos mais populares é o Peixe Palhaço, charmoso com suas listras brancas e laranjas. Ele também é um dos peixes mais adaptáveis e recomendados para quem está começando agora.

Coral Beauty

Outra espécie bastante famosa é a Coral Beauty, conhecida pelas suas cores vibrantes. Ideias para os aquários com mais de 260 litros, esse tipo de peixe adora algas marinhas e, ao contrário do nome, não se dá bem com os corais.

Sabendo um pouquinho mais sobre as espécies dos peixinhos, ficou muito mais fácil escolher um, não é!?

site do café

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here