Tetra “africano” (Phenacogrammus aurantiacus)

Tetra “africano” (Phenacogrammus aurantiacus)

Nome Popular: Não possui

Ordem: Characiformes — Família: Alestidae (Alestídeos)

Distribuição: África, bacia de Kouilou (República do Congo)

Tamanho Adulto: 10 cm

Expectativa de Vida: 5 anos

pH: 6.0 a 8.0 — Dureza: —

Temperatura: 24°C a 28°C

Aquário Mínimo: 100 cm (comprimento) X 40 cm (largura) requerido — Embora não fiquem tão grandes, são peixes agitados que requerem um bom espaço horizontal para nadarem. Um biótopo africano contendo raízes, plantas flutuantes e Anubias simulará seu ambiente natural. Ficam mais coloridos quando mantidos em aquário densamente plantado, mas com espaço livre para nadarem.

Comportamento & Compatibilidade: Comportamento pacífico, pode ser mantido em aquário comunitário. Deve-se manter pelo menos meia dúzia de espécimes para mostrarem seu comportamento natural e cores exuberantes.

Alimentação: Onívoro.Naturalmente se alimenta de vermes, pequenos insetos, crustáceos e matéria vegetal. Em aquário aceitará prontamente alimentos secos e vivos.

Reprodução: Ovíparo. São dispersores livres. Fêmea pode liberar até 300 ovos que afundam e são fertilizados pelo macho. Eclodem em até 48 horas e estarão nadando livremente em até seis dias. Pais não cuidam da progênie.

Dimorfismo Sexual: Os machos são maiores e mais coloridos. Eles também desenvolvem filamentos prolongados na nadadeira caudal e a nadadeira dorsal amplamente estendida.

Biótopo: —

EtimologiaPhenacogrammusphenax, -akos (grego) = enganoso + gramma (grego) = carta, sinal

Sinônimos: Phenacogrammus heterodontus, Hemigrammopetersius trilobatus, Hemigrammopetersius aurantiacus

Informações adicionais: Distribuído na bacia de Kouilou na República do Congo e bacia do Ogowé no Gabão e República do Congo. Também presente na bacia do médio e alto rio Congo.

Formato do corpo típico dos tetras africanos com escamas grandes. Frequentemente vendido juvenil não apresentando coloração chamativa, mas uma vez em fase adulta e bem adaptado ao aquário apresentam coloração exuberante.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *