Soluções para maus hábitos de cães e gatos

Soluções para maus hábitos de cães e gatos
Eles fazem festa quando o dono chega e são uma ótima companhia. Ninguém duvida que ter um animal de estimação é uma delícia, só requer um pouco de dedicação e paciência nos momentos em que ele tem um comportamento inadequado. Confira soluções para maus hábitos, como fazer xixi fora do lugar e arranhar móveis.
Xixi na sala, portas e móveis com quinas roídas, jardim revirado, animal desastrado e queda excessiva de pelos. Com a ajuda dos leitores, juntamos os cinco piores hábitos dos animais de estimação e fomos atrás de respostas práticas para acabar de vez com essas más-criações.
1 – Urina e fezes fora do lugar
Está aí uma das piores, senão a pior, dor de cabeça de muitos donos. “Cachorro que faz as necessidades fora do lugar é mal-educado”, diz Mauro Lantzman, veterinário especialista em comportamento animal e professor de Psicobiologia da PUC-São Paulo. A saída para esse problema tão comum é fazer com que o animal aprenda com o erro. “Enquanto estiver em casa, deixe o seu cão preso à guia. Vá onde ele for e, ao menor sinal de que ele irá urinar, puxe de leve a coleira, diga um sonoro não e leve-lo até o local certo, onde deverá ter uma folha de jornal com urina. Repita o procedimento até o cão aprender, então acaricie o animal e diga que ele se saiu muito bem.” É preciso paciência, mas o especialista garante que funciona!
Esse tipo de comportamento também pode se tornar comum quando há muitos gatos em casa, já que eles são animais extremamente territorialistas, ou quando as caixas de areia estão em locais inadequados ou em quantidade insuficiente.
2 – Roer e arranhar móveis
Alguém se lembra daquela cena do filme Marley e Eu, quando o labrador desvairado destrói a garagem de seus donos em uma noite de tempestade? “Esse comportamento pode ser gerado pelo estresse, pelo temperamento hiperativo do cão ou simplesmente por não ter o que fazer em um ambiente fechado.” Não existe uma solução concreta para casos assim, pois é uma manifestação complexa que pode estar ligada a muitos fatores, como a genética do animal. “Por isso é tão importante fazer uma pesquisa sobre o comportamento da raça antes de adquirir um animal por impulso.”

Os gatos mantêm o péssimo hábito de arranhar o tapete, as cortinas e o sofá por outro motivo: remover as escamas superficiais mais antigas das unhas, já que elas possuem muitas camadas, e marcar território. A junção de duas atitudes ajuda a sanar – ou não – esse problema: compre um arranhador (faça o objeto ficar mais atraente esfregando um pouco de erva do gato nele) e borrife um spray próprio para afastar o animal de locais proibidos.

Segundo o arquiteto Gilberto Cione, vale, em casos como esse, investir em revestimentos sintéticos ou couro para sofás e fugir de tecidos como algodão, linho e seda nos ambientes aos quais os animais têm acesso livre. “Opte por persianas de madeira com a ripa larga, já que gatos adoram escalar as cortinas”, diz.

3 – Destruidores de jardim
Pare e pense como um animal. Imagine toda aquela terra fofa e divertida do jardim. “Os animais cavam buracos no jardim por um simples motivo: é gostoso!” Entretê-los com brinquedos é uma sugestão, mas o sucesso não é garantido. Melhor seria cercar o jardim e manter a cachorrada longe da horta e das flores. “Os animais sentem prazer em mexer na terra. A solução deve ser avaliada caso a caso”, diz Lantzman.

Arquivo
 4 – Ele é desastrado!
“Minha cachorrinha tem 50 kg, mas acha que é pequena. Ela faz festinha derrubando tudo com o rabo e pede carinho passando por lugares onde só passaria um gatinho…” Você se identificou com o depoimento da leitora Maria Isabel Höck, do Rio de Janeiro? Definitivamente, alguns cães não têm a mínima ideia do seu porte. Repreender o animal com o tom de voz firme ajuda a manter as rédeas do animal.
Gatos também não poupam objetos leves em estantes, mesinhas ou aparadores. Graças a sua agilidade, alcançam as mais altas prateleiras e adoram observar tudo do alto. Uma janela com vista para a rua – com telas de proteção para que seu bichinho não caia de andares altos ou tenha acesso à calçada – é uma ótima pedida e irá entreter o bichano por longas horas.
Evelyn Müller
5 – Pelos por todas as partes
Pentear os fios de cães e gatos com pelos longos diariamente é uma das premissas para evitar uma casa suja – além de fazer um bem danado para os felinos, pois evita o acúmulo de bolas de pelos em seu intestino. No começo do inverno e do verão, a situação pode se agravar um pouco, já que é a época em que a pelagem muda. Mas se há muitos animais em um ambiente, não importa a época do ano, só um pente não fará muita diferença. Prepare o arsenal: rolinho adesivo para estofados e roupas às vezes, aspirador de pó com um intervalo de no máximo três dias e vassoura de pelo sintético diariamente. Outra boa opção é trocar a vassoura pelo Rodo Mágico Absorvente, vendido em grandes lojas de utensílios domésticos: é mais prático, não levanta poeira e, ao mesmo tempo que varre, passa pano.
Segundo Lantzman, dois comprimidos de levedo de cerveja para cães de grande porte e um para gatos e cachorros pequenos ajudam a combater a queda excessiva e deixa os pelos mais bonitos.
Pisos e tapetes laváveis também fazem a diferença na hora de manter a casa em ordem. “Tapetes feitos de materiais sintéticos, como o Revolution, da By Kamy, facilitam a limpeza, uma boa pedida para ambientes com animais”, garante Cione.

Você sabia que o extrato de yucca diminui em até 60% o o dor das fezes dos animais? E ainda ajuda a digestão e tem propriedades ANTIFÚNGICAS E ANTI-INFLAMATÓRIAS? É isto mesmo, o extrato natural de yucca tem todos este benefícios para os animais, para saber mais informações CLIQUE AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *