Síndrome urológica felina: sintomas e tratamento

A síndrome urológica é uma patologia que afeta o trato digestivo dos felinos e causa uma obstrução parcial ou total por causa de cristais de sal.

A síndrome urológica felina é uma doença comum, mas não muito conhecida, que afeta predominantemente os felinos. É incorretamente chamada de FUS. O termo correto é FLUTD em inglês ou DTUIF em português. Essas siglas se referem à doença do trato urinário-intestinal felino, que é uma das patologias mais comuns nos hospitais veterinários.

O que é a síndrome urológica felina

A síndrome urológica felina é uma patologia que ocorre no trato urinário felino. A síndrome é o resultado de uma cistite – inflamação da bexiga – ou uretrite – inflamação da uretra – em felinos. É mais frequente nos machos do que nas fêmeas por causa das características morfológicas e anatômicas.

Esse distúrbio é comum apesar de ser registrada uma incidência de apenas 1%. No entanto, uma vez que tenha ocorrido, as chances de reaparecimento são altas, entre 50 e 70%. Entre as diferentes causas que podem levar a essa síndrome, a principal é a cistite idiopática felina.

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *