SAIBA COMO CORTAR UNHA DE CACHORRO EM CASA SEM ESTRESSE

SAIBA COMO CORTAR UNHA DE CACHORRO EM CASA SEM ESTRESSE
Quem ama, cuida. Essa é uma regra que vale tanto para os humanos quanto para os bichos de estimação. Mesmo com uma rotina atribulada de trabalho e vida pessoal, é necessário dedicar um tempinho para os cuidados com o seu pet, que precisa estar sempre limpo e de unhas aparadas. Mas, você sabe cortar unha de cachorro?
Trata-se de uma prática indispensável, uma vez que unhas grandes podem ocasionar encravamentos, feridas com sangue e até cair. Além disso, causam muita dor e atrapalham o caminhar e a postura do animal.
Sendo assim, para aprender a realizar a atividade sem estresse, continue a leitura:
POR QUE CUIDAR DAS UNHAS DO SEU PET?
Cortar as unhas do seu cãozinho o deixa com uma boa aparência, é claro. Contudo, isso não é apenas uma questão de estética: trata-se de um cuidado fundamental para a saúde do animal. Unhas grandes geram desconforto quando ele anda, podendo ficar presas em frestas no piso, enroscadas no tapete, quebrarem ou até mesmo serem arrancadas.
Cães que não são levados para passear periodicamente, que estão velhinhos ou que só transitam em pisos lisos, normalmente são os que mais necessitam ter as unhas cortadas com frequência. Já as dos pets que saem à rua e que têm uma atividade mais dinâmica são naturalmente aparadas durante os exercícios.
QUAIS AS MELHORES DICAS PARA CORTAR UNHA DE CACHORRO?
Para ensiná-lo a cortar corretamente a unha do seu bicho de estimação, listamos 5 dicas infalíveis de como fazer isso sem causar estresse, tanto para você quanto para o cachorro.
Lembre-se, todavia, de que é preciso ter uma atenção especial na hora de executar a tarefa: a unha do animal possui vasos sanguíneos e nervos, estes últimos chamados de sabugo. Quando cortados, eles costumam causar dor e sangramento. Dessa forma, todo cuidado é pouco!
Acompanhe as dicas abaixo:
OBSERVE O CRESCIMENTO DAS UNHAS
Sempre que você ouvir o ruído das unhas do seu cachorro tocando o piso, é sinal de que elas precisam ser cortadas. Pode acontecer do seu pet, mesmo em chão liso, tentar raspá-las com frequência. Trata-se de outro importante sinal.
Uma arranhada durante uma brincadeira é também um aviso. Além de doer, o acidente significa que as unhas do bicho precisam ser aparadas — até mesmo para evitar que isso se repita.
ACOSTUME O CÃO A SER TOCADO NAS PATAS
Os cachorros naturalmente não são muito afeitos ao toque nas suas patas. Como reação, eles costumam evitar ou manifestar certo desconforto, uma vez que elas são membros vulneráveis. Além disso, esse receio pode ser provocado por machucados ocorridos em outras situações de corte das unhas.
Aqui, a tática ideal é a do carinho e da confiança. Um cafuné na cabeça, um afago na pata e o posicionamento da almofada (a parte da pata que toca o chão) sobre a palma da sua mão são estratégias que resultam em sucesso. No entanto, não tenha pressa: seu animal precisa de tempo para se acostumar e aceitar.
SEGURE O ANIMAL COM TRANQUILIDADE
Com perdão do trocadilho, nada de pegar o seu pet à unha. Tenha sempre tranquilidade e paciência: animal agitado e segurado à força é uma situação que certamente se resultará em problemas. Depois, quando o cachorro já estiver desconfiado, será cada vez mais difícil tranquilizá-lo.
Portanto, deixe o bicho se acalmar. Faça um carinho, dê um agrado e aguarde até que ele fique bem sossegado.
A seguir, segure-o firmemente para que não se mova, sem machucá-lo ou apertá-lo com muita força. Isso porque, além do temor causado, ele provavelmente dará um jeito de escapar.
Se o seu pet é dos grandes, a posição deitado de lado é melhor e mais confortável. Caso seja dos miúdos, procure apoiar o cão em uma posição da sua altura e o abrace.
CRIE O HÁBITO DE CORTAR UNHA
Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que “é preciso acostumar desde pequeno”? Eis outra regra dos humanos que se aplica muito bem aos animais.
Cortar a unha do seu cão o mais cedo possível é uma prática excelente para que ele se familiarize com o ato, facilitando ainda mais a sua vida no momento em que você for assumir o controle.
No caso de filhotes, ainda que não seja preciso cortar as suas unhas, vale a pena simular o corte, para que eles se habituem.
TENHA EM MÃOS O KIT ADEQUADO
Não pense que agora é só pegar a tesoura ou o seu cortador de unhas e pronto. Para cortar corretamente as unhas do seu cachorro, você precisa ter em mãos o kit correto. Ele é composto de:
cortador: podem ser do tipo alicate ou do tipo guilhotina. O primeiro tem um orifício para onde a unha vai — você aperta e uma lâmina faz o corte. Já o segundo é como uma tesoura. Abra, coloque a ponta de unha entre as lâminas e corte;
lixa: a lixa é responsável pelo acabamento, ou seja, para atestar que o serviço foi bem feito. Caso não queira usar o cortador, há também a opção de se utilizar as lixas automáticas;
pó hemostático: trata-se de um coagulante que deve ser usado para conter o sangue em caso de corte no sabugo ou na pele em volta da unha;
petiscos: à medida que for cortando as unhas, dê um petisco ao pet. Isso funciona como um reforço para que ele aceite o que você está fazendo.
Agora, confira o passo a passo para a hora de cortar:
segure firme a pata, mas sem machucar;
inicie pela ponta da unha, com um corte num ângulo de 45 º;
preste atenção para não cortar o sabugo. Se isso acontecer, pressione-o com um algodão contendo o pó hemostático. Caso o sangramento não pare, procure um veterinário;
corte a unha do esporão, que fica na parte interior da pata;
use a lixa para dar o toque final;
dê petiscos e afagos no seu pet.
Agora que você já tem em mãos as melhores dicas para cortar unha do seu cachorro, não deixe de colocá-las em prática. Todavia, caso ainda não se sinta seguro, vale a pena procurar a ajuda de um profissional, que saberá executar o serviço sem riscos para a saúde e para o bem-estar do pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *