RAÇAS DE CÃES MAIS POPULARES NO BRASIL

RAÇAS DE CÃES MAIS POPULARES NO BRASIL
São quase 40 milhões de cachorros no Brasil. Os cães são os animais preferidos pelos brasileiros, depois deles vem os peixes e em terceiro lugar, os gatos.

Não é de se estranhar. O cachorro, além de compartilhar com o seu dono um amor incondicional, é companheiro, viaja com seus donos, passeia, está sempre presente, é divertido e aprende vários truques e comandos.

O site JARDIM ANIMAL, fez uma pesquisa sobre as raças mais populares do Brasil, veja o resultado:

– SRD, popularmente conhecidos como vira-lata (20,6%)
– Poodle (12,1%)
– Pincher (6,6%)
– Labrador Retriever (5,7%)
– Yorkshire Terrier (5,0%)
– Outros (44,5%)
Em disparada está o VIRA-LATA, com 20,6%. O favorito do Brasil!
A popularidade das raças de cachorro pode até variar bastante, mas algumas raças nunca perdem seu lugar no coração dos brasileiros. As raças de cachorros mais vendidas no Brasil nos dias de hoje são aquelas que gozam de uma popularidade ainda maior.
Por isso, os cachorros mais vendidos são sempre aqueles que caem no gosto de uma maioria. Ou seja por um fama atribuída à eles ou pelo preço do cachorro, sem dúvida é a sua popularidade que conta não importando muito o motivo.
É possível ver hoje no país desde raças populares, como o Poodle, o Labrador retriever, o Yorkshire, e o Shih Tzu, até raças mais raras e nem tão conhecidas. Raças de cachorro populares em outros países, rapidamente também viram febre por aqui e assim, transformam-se nos cachorros mais vendidos.
Cachorros mais vendidos: Porque algumas raças são mais populares que outras
A razão de toda essa popularidade deve-se à diversos fatos ao longo da história. Durante os anos 30, 40 e início dos anos 50 nos Estados Unidos, o Cocker Spaniel Inglês liderou o topo da lista, superando os Terriers, Collies e Beagles. Estes, depois de um breve auge, deram lugar ao Poodle que passou a liderar o primeiro lugar por mais de duas décadas. Outro destaque também deu-se ao Pastor alemão que acabou ocupando o segundo lugar por anos.
Nos anos 90 foi a vez do Labrador Retriever se tornar o cão mais popular e manter o posto por 25 anos seguidos (dados de registros da AKC). Por muitos anos, os cães menores também estiveram na moda. Em seguida, foi a vez dos cachorros de porte médio a grande liderarem a lista. Hoje, observa-se que as raças de cachorro pequeno estão voltando à moda junto à cachorros de médio a grande porte.
Cachorros mais vendidos: fatores que levam raças atingir popularidade
Um estudo feito pelo pesquisador americano Stefano Ghirlanda em 2014, “Cachorros estrelas de cinema e popularidade de raças caninas: um estudo sobre a influência da mídia na escolha”, chegou a provar que a cultura pop é capaz de influenciar bastante nas preferências de raça de seus proprietários. Principalmente, filmes estrelados por cães como protagonistas.
Por exemplo, os Collies conquistaram muita popularidade à partir de “Lassie”, séries cinematográficas de muito sucesso, inclusive aqui no Brasil alguns anos mais tarde.
Assim como “A Incrível jornada” (1993) e “Air Bud” (1997), dois filmes em que cães eram protagonistas, renderam uma enorme popularidade para Labradores e Golden Retrievers.
Os Dálmatas também viveram o seu auge depois do lançamento do filme “101 Dálmatas” em 1961 e do seu relançamento em 1996. (Para saber mais sobre esse assunto, acesse “Como a popularidade entre raças caninas vem mudando”).
Ainda hoje é possível observar que continuamos a ser influenciados por modismos. Por isso, está cada vez mais comum nos depararmos com celebridades caninas em mídias sociais por aí. Verdadeiros “influenciadores digitais” caninos fazendo com que muitas raças se tornem cachorros mais vendidos por causa da fama.
Hoje no Brasil os cachorros mais vendidos são: Shih Tzu, Maltês, Pug e Yorkshire, entre outros Ou seja, todos eles tiveram aparições recentes na internet.
É minha gente, por mais incrível que pareça o líder da lista de cachorros mais vendidos ou mais procurados é, disparado na frente, o vira-latas. Há quem diga que esses heróis da sobrevivência podem ser os mais fiéis dos cães. Além disso, os mais resistentes à doenças. Ou seja, quem tem um exemplar em casa jura ser a espécie mais inteligente que existe. Por isso, não troca por nenhum outro de raça pura. Uma coisa é certa, é amor incondicional para o resto da vida.

Jardim Animal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *