Os cães podem ter diabetes?

São muitas as doenças que os cães também podem ter. A diabetes é uma delas. Uma doença complicada que nos obrigará a dar mais atenção ao nosso animal de estimação. Então, a resposta para a pergunta de se cães podem ter diabetes é sim, e nós vamos explicar como isso acontece.

Isto dito, achamos necessário falar sobre como saber se nosso cachorro tem diabetes e o que podemos fazer para ajudá-lo.

Vejamos como os cães podem ter diabetes

Existem várias etapas que você pode seguir para saber se um cão pode ter diabetes. Estas são algumas:

Cão com sobrepeso.

  • Descobrir se seu cão é suscetível a diabetes. Os cães com excesso de peso têm maior probabilidade de sofrer dessa doença. Para descobrir se isso pode ser um problema para o seu animal de estimação, você precisa examinar sua caixa torácica. Você deve poder notar o formato de suas costelas facilmente. Se isso não acontecer, é possível que haja excesso de gordura, um aspecto que deve ser corrigido antes que o animal desenvolva problemas mais graves, como a diabetes.
  • Luta contra o sobrepeso. Se você notou que seu cão está acima do peso, converse com o veterinário para determinar quais diretrizes devem ser seguidas para que ele consiga perder quilos. Isso é essencial na luta contra a diabetes. Contudo, isso não significa que apenas cães com excesso de peso sejam diabéticos.

O dinheiro pode comprar um cachorro muito bom, mas não vai comprar o balanço de seu rabo
-Henry Wheeler Shaw-

  • Prestar atenção à idade do animal. Como nós, os cães sofrem a influência da idade no caso da diabetes. Se o seu cão tem mais de 7 anos, o risco de apresentar esse problema é maior. Por quê? Porque a idade o impede de se movimentar como antes, e isso pode levar ao excesso de peso, pois o animal não queima a energia consumida.
  • Existem raças mais propensas. Existem raças como o dachshund (popularmente conhecido como salsicha), o beagle, o schnauzer e o cairn terrier, que têm maior probabilidade de desenvolver a doença.
  • Observe se o animal ingere muito líquido. Os níveis elevados de glicose no sangue farão com que seu animal fique com muita sede o tempo todo. Se você notar que seu cão bebe ou urina mais do que o normal, é muito provável que ele tenha diabetes ou que esteja começando a desenvolver a doença. Apesar disso, não limite a quantidade de água. Seu corpo pede por isso, portanto, ele precisa.

Várias dicas extras para saber se seu cão tem diabetes

  • Observar se o animal dorme mais do que o necessário. O aumento da sonolência é um sinal claro de que seu cão tem a doença ou está desenvolvendo. O cansaço se deve ao fato de suas células não serem capazes de absorver o açúcar adequadamente e, portanto, não tem de onde obter energia.

Falta de energia: sintoma de diabetes.

  • Avaliar sua visão. Como as pessoas, os cães diabéticos podem ter problemas de visão devido à doença. Além disso, eles podem sofrer cegueira súbita como resultado do elevado excesso de açúcar.

 

  • Levar o animal ao veterinário diante de sintomas claros. Se você notar um ou alguns desses sintomas, leve seu cão ao veterinário o mais rápido possível. O profissional vai solicitar um exame de sangue para checar se os níveis estão altos e também para ter certeza de que a doença não danificou nenhum órgão vital.

 

  • Fazer exames. Além do exame de sangue, existem outros exames que podem ser realizados para verificar se o seu cão tem ou não diabetes. Essa doença é muito grave, podendo até custar a vida do seu animal de estimação, por isso recomendamos agir com urgência. Um exame de urina, um Csc ou qualquer outro pode ser necessário para verificar se a doença está ou não presente.

O veterinário sempre será o profissional ideal para indicar quais exames devem ser realizados e explicar como agir e ajudar o seu animal de estimação. Se você notar sinal estranho, leve seu cão ao profissional. Como os cães podem ter diabetes, essa será sempre a melhor decisão para que eles melhorem.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *