Orquídea Cattleya

Orquídea Cattleya
Esse é o gênero mais famoso das orquídeas, possui flores grandes e vistosas, vivem de maneira epífita (sobre tronco de alguma árvore) e ao contrario do que muitos pensam não é uma relação parasita, e sim comensal, ela só se apoia. O que chama muito atenção nesse gênero é o perfume de suas flores que são bem marcantes e duram em média de 10 a 30 dias.
O cultivo de Cattleya é bastante simples. Ela gosta de ventilação, umidade, além de muita luz indireta (ou seja, sem raios solares diretamente na planta) e ambientes com temperaturas entre 18° e 25° C. Se a temperatura não estiver adequada pode haver inibição do florescimento e a interferência na qualidade das folhas e flores. A coloração das folhas indica se a luz que elas recebem está adequada ou não. Folhas muito escura é sinal de pouca luz, o que pode comprometer a floração. Folhas muito claras como um verde amarelado indica excesso de luz. Uma dica legal é deixar sempre a orquídea, o lado que apresenta novos brotos virados pra luminosidade, mas sem receber luz direta, pois pode queimá-las e a folha não volta ao normal depois.
Em relação ao substrato os mais usados são: os cubos de coco, casca de pinus, pedra brita e a piaçava. É preciso que o substrato garanta um bom arejamento para as raízes, e não se esqueça que não pode enterrar a raiz, isso pode matar a planta.
Para conseguir prendê-las nas árvores você pode usar fibra de coco envolvendo suas raízes assim ela fixará e a umidade vai ser Se mantida e para regar, deve se evitar o excesso de água o ideal é molhar todo o substrato e deixar a água escorrer. Nos dias quentes é necessário regar em torno de duas vezes. Já nos dias mais frios este espaço precisa ser maior, em torno de uma vez por semana.
Para regar Cattleyas adultas devemos deixar o substrato secar bem antes de regar novamente. O excesso de água geralmente as mata mais do que a falta. Com as mudas deve ser diferente, elas precisam de mais regas, mantendo o substrato sempre levemente úmido, e a adubação deve ser feita diretamente nas raízes, quinzenalmente durante todo o ano e de preferência no período da manha pois o sol junto com o adubo pode casar queimaduras nas folhas.
Esse é o gênero mais cultivado e desejado entre as orquídeas. Algumas das espécies possuem dezenas de variedades com centenas de clones. No passado algumas variedades foram vendidas por uma fortuna, hoje são mais acessíveis, aproveite para garantir a sua e ter uma linda flor como decoração.
Para fazer a clonagem das mudas é recomendado O GEL DE CLONAGEM, CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS
É necessário de 2 em 2 meses completar o substrato da orquídea, Clique aqui e conheça o melhor substrato.
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *