MARACUJÁ , Como plantar? Qual o melhor adubo?

MARACUJÁ , Como plantar? Qual o melhor adubo?
É comum ouvir o conselho para comer maracujá ou beber seu suco quando se está preocupado ou com falta de sono. A recomendação é justa. A passiflorina, um princípio ativo com efeito calmante e relaxante, é uma das propriedades naturais da fruta, que só no Brasil tem 150 exemplares nativos das mais de 500 espécies existentes no mundo.
Apesar de tantas variedades, apenas quatro ou cinco delas são cultivadas para fins comerciais no país. A vibrante cor amarela da fruta já é uma referência da sua origem da América tropical.
O maracujazeiro gosta de temperaturas altas e muita luz, com a necessidade de receber 12 horas de luminosidade por dia para florescer a uma carga expressiva. Os estados do Norte e do Nordeste possuem safras bem mais longas do que os da região Centro-Sul, onde os dias são curtos no inverno.
O maracujá é uma fruta ideal para o plantio em pequena propriedade. O seu cultivo exige pouco espaço e requer trabalho manual para realizar a polinização, que pode ser realizada por membros da própria família do produtor. A cultura é indicada para a agricultura familiar, dado o baixo custo por hectare e o rápido retorno financeiro.
O maracujazeiro é planta de crescimento contínuo e vigoroso, que atinge dez metros de comprimento. Deve ser desbastado periodicamente para uma boa distribuição dos ramos laterais e circulação de ar, além de melhorar o estado sanitário da lavoura e conseguir frutos de melhor qualidade.

Antes da poda, as plantas precisam ser adubadas e regadas, mas nunca encharcadas. É importante que haja disponibilidade de água no solo, para que os brotos se desenvolvam adequadamente. Uma semana antes é feita adubação foliar com sulfato de zinco a 0,3%. Pode-se adicionar uréia a 0,5% para aumentar a absorção.

Todos os ramos velhos e improdutivos que saem dos braços principais da árvore precisam ser eliminados. Deve ficar apenas o ramo primário, aquele vertical que atinge o alto da parreira, mais os cordões horizontais que formam um “guarda-chuva”.
Após o desbaste, recomenda-se pulverizar o pé de maracujá com fungicida à base de cobre, com repetições regulares. É indicado alternar com uma solução feita à base de cobre e mancozeb a 0,2% do produto comercial, diluída em um pequeno volume de água por uma hora. Agite o líquido para evitar depósito no fundo do recipiente. As mudas são plantadas em covas de 40 x 40 centímetros, com espaçamento de cinco metros entre as plantas e de três metros entre as ruas. Mas é preciso ter cuidado para não ferir a raiz, nem destruir a crosta de terra que a envolve.
O produtor pode fazer suas próprias mudas comprando sementes. Em sacos plásticos pretos com furos de 14 x 28 centímetros, coloque substrato à base de duas partes de terra e duas de esterco de curral bem curtido, além de uma parte de material volumoso, como bagaço de cana, serragem e palha de café.
Dicas
O maracujazeiro é uma árvore trepadeira e precisa de um suporte para sustentar o seu desenvolvimento. É plantado entre dois mourões de número 12 ou 14 de diâmetro, com 2,5 metros de comprimento – 0,5 metro abaixo do solo – e distantes a cada cinco metros um do outro, sempre com uma unidade a mais da quantidade de plantas. Fixado por dois esticadores nas extremidades, estenda a dois metros de altura um fio de arame galvanizado interligando as madeiras. Conduza para lados opostos dois brotos, que aparecem no ramo do pé de maracujá após um leve desbaste, quando a parte mais alta atingir verticalmente o arame.

Toda planta Necessita de um bom adubo, tem pessoas que gostam de adubos orgânicos e tem outras pessoas que gostam de adubos químicos compostos, veja qual você mais gosta, clicando abaixo:

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O ADUBO ORGÂNICO PARA O PÉ DE MARACUJÁ
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O ADUBO QUÍMICO COMPOSTO PARA O PÉ DE MARACUJÁ

2 comentários em “MARACUJÁ , Como plantar? Qual o melhor adubo?”

  1. joao Expedito da Silveira

    Gente gostei muito deste site muito legal já escrevi para vocês sobre maracujá mas eu tenho outras plantas para adubar mexerica pocam limão Taiti manga alguns pés de banana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *