INHAME , Como plantar? Qual o melhor adubo?

INHAME , Como plantar? Qual o melhor adubo?
Raio X
SOLO: arenoso, profundo, bem drenado e fértil
CLIMA: temperatura entre 24 e 30 graus
ÁREA MÍNIMA: pode ser plantado até em jardineiras
COLHEITA: sete meses após o plantio
CUSTO: a arroba vale de 20 a 25 reais
Mãos à obra
Rústica, a planta tolera bem o calor e o clima úmido
INÍCIO – o bom desenvolvimento do inhame depende da qualidade da muda adquirida ou da túbera-semente – estrutura da qual se propagam as raízes. Por isso, para iniciar a atividade, compre exemplares de produtores idôneos. Mesmo assim, assegure-se de que não estejam doentes ou sofreram ataques de pragas, se vêm de culturas bem produzidas e se a variedade apresenta potencial produtivo. Fevereiro e abril são os melhores meses para se conseguir mudas para plantios de sequeiro (sem irrigação) no Nordeste. Se a idéia for adotar o cultivo irrigado, o que ocorre a partir de setembro, procure pelas ofertas de julho a agosto.
PLANTIO – primeiramente, faça aração e gradagem do solo. O terreno deve ser arenoso, profundo, bem drenado, rico em matéria orgânica e com pH de 5,5 a 6. A época para se plantar inhame depende da disponibilidade de irrigação. Onde há boa incidência de chuva, o cultivo deve ser realizado no início da estação das águas. A recomendação é se concentrar entre setembro e outubro para plantações irrigadas.
AMBIENTE – dê preferência para plantar inhame em regiões onde o clima é quente e úmido, com temperatura média entre 24 e 30 graus. Para o bom desenvolvimento da cultura, a umidade relativa do ar deve variar de 60% a 70% e a quantidade anual de chuva, entre 1.000 e 1.600 milímetros.
MATUMBOS – o cultivo de inhame em plantios domésticos é feito em covas altas, os matumbos. Utilize uma enxada manual para cavar uma área de 40 x 40 centímetros em matumbos de cerca de 30 centímetros de altura. No alto e no centro da cova, acomode a muda a dez centímetros de profundidade. Deixe 1,2 x 0,8 metro ou 1,0 x 0,8 metro de espaçamento.
CUIDADOS – pragas e doenças podem atacar o plantio de inhame. A lagarta da folhagem e a broca do caule são duas ameaças à cultura. Entre as enfermidades mais freqüentes estão a queima da folhagem, a podridão verde e a casca preta.
VARIEDADES – há diversos cultivares de inhame que são comestíveis. Entre os principais podem ser citados o são-tomé e o sorocaba, além do cará-da-costa edo cará-mandioca, que, apesar dos nomes, referem-se mesmo ao inhame.
PRODUÇÃO – o ciclo de produção do inhame é de aproximadamente 270 dias – quando ele atinge a maturação completa. Se as folhas da parte superior da planta apresentarem amarelamento e ficarem secas, é sinal que o inhame está pronto para ser colhido.
CAPAÇÃO – para fazer a capação, processo de retirada da túbera comercial – ou o inhame formado -, 210 dias de plantio são suficientes. Corte com uma foice pequena e com cuidado a planta na altura do ligamento com a raiz. Em seguida, feche o matumbo com uma puxada de terra para a produção das túberas-sementes que serão utilizadas no próximo plantio.

Toda planta Necessita de um bom adubo, tem pessoas que gostam de adubos orgânicos e tem outras pessoas que gostam de adubos químicos compostos, veja qual você mais gosta, clicando abaixo:

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O ADUBO ORGÂNICO PARA A PLANTAÇÃO DE INHAME
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O ADUBO QUÍMICO COMPOSTO PARA A PLANTAÇÃO DE INHAME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *