Gosta de peixes? Conheça os tipos e saiba como cuidar de um aquário

Gosta de peixes? Conheça os tipos e saiba como cuidar de um aquário

A paixão por um animalzinho de estimação faz parte da rotina diária de quem dedica atenção aos pets. Neste cenário, os cães e gatos são os queridinhos dos brasileiros. Mas, os peixes também têm se destacado e ganham, cada vez mais, espaço em ambientes residenciais.

O capoteiro Haroldo Bosco cria dois cães em casa, mas buscou nos peixes uma distração a mais para o filho João Vítor. Assim, ele percebeu a diferença nos cuidados assumidos para cada animal. Ele afirma que não é necessário muito tempo para cuidar dos nadadores do aquário.

Haroldo explica que dá ração duas vezes ao dia para os peixes (Foto: Valdivan Veloso/G1)
Haroldo explica que dá ração duas vezes ao dia
para os peixes

“Basicamente, dar comida pela manhã e à noite, e trocar de água a cada três semanas. O trabalho é basicamente limpar o aquário. Inicialmente comprei um casal, e hoje tenho mais de 20 peixes. Por mim terei sempre os peixes aqui”, diz Haroldo.

Há quase 20 anos dedicando sua atenção à criação de peixes, a empresária Lete Teixeira afirma que, assim como outros animais, os peixes requerem cuidados específicos. Ela dá dicas de como melhorar a qualidade de vida dentro dos aquários e, assim, prolongar a vida dos nadadores.

Ela, que hoje é considerada uma das maiores referências em criação de peixes em Montes Claros, afirma que para quem vai iniciar no aquarismo, é necessário conhecer a espécie para preparar o melhor ambiente dos novos habitantes da casa. “Quem está começando deve saber o que realmente quer; qual peixe criar. Misturar os peixes é um dos maiores problemas no aquarismo. Existem espécies que não se misturam com outras, se é um aquário pequeno. É aconselhável começar com peixes pequenos; paulistinha, por exemplo é um peixe barato”.

Cuidados com a água
A especialista afirma que o aquário deve conter características bem próximas ao habitat natural de cada espécie de peixe. Um dos fatores que devem ser observados com o máximo cuidado possível é a qualidade da água do aquário.

“Uma das coisas que mais se perde peixe é na hora de lavar o aquário. Quando o peixe é colocado no aquário, ele vai criando ali a biologia local. Se você lava e volta imediatamente, o peixe sente falta, pois não existe mais naquele aquário a biologia formada pelos próprios peixes. Por isso, é importante ter um filtro que purifique a água constantemente, sem haver a necessidade de retirar toda a água”.

Nutrição
Lete chama a atenção também para os cuidados com a alimentação dos peixes. “Cada grupo se alimenta em determinada posição da água. Uns não sobem para comer e existem outros que so comem na parte de cima da água; estes são chamados peixes de superfície. Existem ainda os que comem no meio da água. Por isso é importante, se montarmos um aquário comunitário, usarmos também rações adequadas aos peixes que fazem parte desta comunidade”, afirma a empresária, que completa ainda lembrando da importância do acompanhamento de um profissional durante a montagem e manutenção de aquários.

Você sabia que existe rações e indutores que ajuda na reprodução e no crescimento do peixe ornamental? É isto mesmo, ESTES PRODUTOS AUMENTA O LUCRO E O GIRO DO CAPITAL INVESTIDO, PARA SABER MAIS OU COMPRAR ESTES PRODUTOS, BASTA CLICAR NA IMAGEM ABAIXO:

Visitar: Produtos para peixes width=

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *