Filodendro-roxo – Philodendron erubescens

Filodendro-roxo – Philodendron erubescens

Nome Científico: Philodendron erubescens
Nomes Populares: Filodendro-roxo,
Família: Araceae
Categoria: Folhagens, Trepadeiras
Clima: Equatorial, Tropical
Origem: América Central, América do Sul, Brasil, Colômbia, Costa Rica
Altura: 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene

O filodendro-roxo é uma planta herbácea, perenifólia e trepadeira, nativa da Colômbia, Costa Rica e Brazil, onde cresce em florestas quentes e úmidas, escalando diferentes tipos de árvores. O nome do gênero, Philodendron, vem da união das palavras gregas Philos, que significa “amor”, e Dendron, que significa “árvore”. Assim, a união de ambas as palavras descrevem com perfeição um gênero que ama árvores, seja crescendo como trepadeira ou como epífita. Já o epíteto específico, erubescens, também vem do grego e é uma referência à cor avermelhada dos caules, inflorescências e brotações novas dessa espécie.

P. erubescens ‘Gold’. Foto de 白布飘扬
Uma trepadeira muito robusta, com caule herbáceo, porém espesso. Ele se fixa sobre as cascas rugosas das árvores através de raízes adventícias. Desta forma, encontra suporte para crescer por muitos metros (podendo chegar a 18 metros de altura!), embora a média de crescimento dos indivíduos encontrados na natureza seja de 3,6 metros de altura. As folhas do filodendro-roxo são sagitadas, coriáceas, brilhantes, pecioladas, com uma nervura central bem marcada e retilínea e apresentam de 20-40 cm de comprimento. Na planta tipo, elas são de cor verde-escura, com a face abaxial acobreada. Mas os filodendros tem grande variabilidade e é possível encontrar na natureza plantas com folhas verdes a muito avermelhadas. Além disso, há muitas cultivares, exibindo desde um intenso verde limão (P. erubescens ‘Gold’), plantas de cor vinho intenso (P. erubescens‘Royal Queen’) a variegações que revelam um belo rosa pink (P. erubescens ‘Pink Princess’). A folhas novas surgem do interior de uma bainha de proteção, conhecida como catáfilo.
P. erubescens ‘Pink Princess’. Foto de Magnus Manske
Raramente floresce, e suas inflorescências tem pouca importância ornamental. Elas são típicas da família Araceae, ou seja, são do tipo espádice, com flores de ambos os sexos densamente arranjadas em uma ráquis espessada e neste caso acompanhada de uma bela bráctea de cor vermelho-vinho, a espata. Os frutos que eventualmente surgem caso a planta seja polinizada são do tipo baga.
O filodendro-roxo é uma folhagem estonteante para se ter dentro de casa. Sua exigência de luminosidade, permite que consigamos um efeito tropical em ambiente internos que recebem apenas a luz difusa de janelas ou clarabóias. Além disso, é uma planta muito rústica, resistente a pragas e doenças, que não exige cuidados especiais. Dispensa podas, entretanto é de bom tom, remover as folhas velhas da planta, para que fique sempre bela e viçosa. Se ela cresceu além do que o ambiente pode comportar, podemos fazer podas de controle e novas mudas com os ramos removidos. Ao plantar em vasos e jardineiras, ofereça um suporte para que a planta possa subir, como um tronco seco (ainda com a casca), ou mesmo um bastão de fibra de côco prensado. No jardim, ele pode ser aproveitado em canteiros, protegidos por árvores ou arbustos, em locais semi-sombreados e úmidos.

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *