FILHOTE CHORANDO DURANTE A NOITE: SAIBA O QUE FAZER NESSES CASOS

FILHOTE CHORANDO DURANTE A NOITE: SAIBA O QUE FAZER NESSES CASOS
Você adotou um cãozinho, levou-o para casa e agora toda vez que chega a noite ele começa a chorar? Pois saiba que você não é o único tutor a passar por isso. Na realidade, esse é um comportamento mais frequente do que se imagina e não são todas as pessoas que sabem a forma certa de lidar com um filhote chorando.
Foi pensando nisso, que reunimos neste post as causas que desencadeiam o choro e as maneiras para repará-las, proporcionando um ambiente mais acolhedor, seguro e aconchegante para seu pet. Confira!
O QUE CAUSA O CHORO À NOITE?
Quando se é tutor de cachorro é normal se preocupar ao ver o filhote chorando, não é verdade? Você logo pensa que ele possa estar com fome, sentindo dores ou até mesmo machucado. Porém, há uma causa quase soberana que faz com que o cachorro aja dessa maneira, especialmente à noite, e que não está associada a nenhuma dessas razões: a separação da mãe e dos irmãos.
Isso porque, em alguns casos, o pet é afastado dos demais antes do tempo indicado (mínimo de sete semanas de vida). Com isso, ele ainda não se tornou totalmente independente, não estabeleceu relações com outros da espécie e, inclusive, pode nem ter desmamado corretamente.
Logo, a adaptação dele a um novo espaço acaba afetada e se torna mais demorada. Por essa razão, é extremamente importante respeitar esse período inicial da vida dele e adotá-lo quando o mesmo já estiver com dois meses, que é quando a própria cadela promove a separação com as crias e as estimula a serem mais autônomas.
“Certo, eu entendi. Mas há outros motivos que deixam o filhote chorando?”, você deve estar se perguntando. Pois bem, a resposta é sim. Entre eles, há a chance de o cãozinho estar:
sentindo-se solitário e querendo companhia;
com frio, por conta do ambiente em que se encontra;
com dificuldade para se alimentar;
entediado ou repleto de energia acumulada durante o dia;
adoentado e apresentando sintomas como febre e dor;
querendo chamar a sua atenção para receber carinho.
COMO AGIR QUANDO O FILHOTE ESTIVER CHORANDO?
Há pouco, você leu sobre as razões que estão por trás do choro. Agora, vai conferir algumas dicas simples, porém, bastante úteis, que devem ser adotadas no seu lar para evitar que o filhote permaneça chorando. São elas:
MANTENHA-O AQUECIDO
Como dissemos nos motivos que levam o filhote a chorar durante a noite, é possível que o pequeno esteja com frio. Por isso, não é indicado deixá-lo nos primeiros dias em locais molhados (cozinha e área de serviço) nem em espaços abertos com circulação constante de ar (varandas e terraços).
O ideal é que o animal permaneça em um ambiente coberto, devidamente aquecido e sem umidade. Caso seja sua intenção deixá-lo dormir no seu quarto, é interessante deixar a cama dele posicionada em um cantinho no qual o cão se sinta confortável e protegido. Caso seja inverno, vale a pena dispor uma manta para ele.
DÊ UM OBJETO COM SEU CHEIRO
Como o cachorro está em processo de adaptação e reconhece você como parte do “bando”, sentido-se mais seguro e tranquilo ao seu lado, é de extrema valia que a cama dele tenha o seu cheiro. Uma forma simples de fazer isso é utilizar a manta citada no tópico anterior.
Pode ser aquela peça velha e que você nem mesmo usa mais, não importa. Basta pegá-la no guarda-roupa e dá-la ao pet para que fique no local em que dorme e ele possa, inclusive, se enrolar nela. Dessa forma, o cãozinho sempre sentirá sua presença mesmo que ela não esteja, de fato, ali.
ESCOLHA UMA RAÇÃO ADEQUADA À FASE DO CÃO
Além de manter o animal aquecido, você deve alimentá-lo bem. Porém, isso não significa dar qualquer ração ao bichinho. Ao contrário, é importante que a alimentação seja adequada à fase em que ele se encontra. Isso porque assim como as crianças, os filhotes caninos ainda não possuem a dentição completamente formada.
Primeiramente crescem os dentes de leite e só depois os definitivos. Por conta disso, eles necessitam de uma ração específica para filhotes, nos quais os grãos permitem uma mastigação facilitada. Caso contrário, os cães podem apresentar problemas em se alimentar — o que ocasionará choro à noite por estarem com fome.
EXERCITE-O DURANTE O DIA
Por outro lado, se o que motiva o choro for o tédio ou excesso de energia acumulada, você deve exercitá-lo adequadamente durante o dia. Pequenos passeios no quintal, caso more em casa, ou no pátio do condomínio, caso more em apartamento, podem ser realizados.
Além disso, brincar com o cachorro é uma forma simples e totalmente eficiente de aumentar os laços entre ambos e, é claro, de ajudá-lo a se desenvolver adequadamente. Por isso, conte com diferentes brinquedos em sua residência que possam mantê-lo entretido até mesmo quando você não estiver por perto, como:
pelúcias;
mordedores;
interativos;
bolinhas;
cordas.
EVITE MIMAR O ANIMAL
Por último, é importante dosar a sua resposta ao choro do filhote. O motivo disso é que esse comportamento do animal pode estar ligado à necessidade de receber atenção. Ou seja, ele percebe que, ao chorar, você se aproxima, interage e o mima. Logo, ele associa esses momentos com algo positivo para si e passa a repeti-lo sempre.
Portanto, é importante verificar se o cãozinho está doente ou tem algo motivando o choro e, ao comprovar que não se trata disso, não incentivá-lo. Dessa forma, o cachorro será desencorajado a não agir mais assim. Lembre-se que cães aprendem, principalmente, por meio de associação e recompensa!
E então, aprendeu tudo sobre o que deixa o filhote chorando? Pois então fique atento ao seu pet para utilizar a dica que mais se enquadra a ele. Porém, se o choro persistir e você identificar que o som emitido por ele torna-se cada vez mais agudo, não deixe de levá-lo a um veterinário. O acompanhamento médico é indispensável para identificar doenças ou outros problemas físicos.
E se essa é a primeira vez que você tem um filhote, não deixe de conferir como cuidar do seu primeiro animal de estimação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *