Espécies de periquitos: saiba mais sobre os psitacídeos

0
20
Espécies de periquitos: saiba mais sobre os psitacídeos

 

Talvez você nunca tenha ouvido falar em psitacídeos. Mas com certeza conhece alguns de seus representantes mais famosos, como as diversas espécies de periquitos, papagaios e araras.

Com mais de 80 espécies, a família dos psitacídeos é conhecida por sua inteligência e capacidade de imitar sons e de aprender truques. Mas o que mais você sabe sobre eles? Vamos aprender!

Afinal, o que caracteriza um psitacídeo?

A taxonomia classifica os animais de acordo com algumas características em comum. No caso dos psitacídeos, um dos traços mais marcantes é seu bico forte, alto e curvo (adunco), com a parte superior visivelmente maior que a inferior.

Outras características comuns dos periquitos é o cérebro mais desenvolvido em relação a outras aves. A perna tem tarsos curtos e quatro dedos oponíveis — ótimos para agarrar ramos e prender alimentos.

Além disso, têm um fator que costuma agradar muito os românticos: em geral, psitacídeos são aves monogâmicas, isto é, uma vez escolhido um par, eles permanecem com ele durante a vida toda.

Periquitos: os pequenos psitacídeos

Uma situação muito comum é confundir papagaios com periquitos. Na verdade, tanto o termo papagaio como periquito não correspondem a nenhuma classe taxonômica.
Popularmente, a palavra “papagaio” é usada para designar diversas espécies do gênero Amazona, Cyanoliseus, Eos e Psittacus. Já a palavra “periquito” é usada principalmente nas espécies menores de psitacídeos, incluindo os gêneros Agapornis, Brotogeris, Melopsittacus, entre outros.

Espécies de periquitos para conhecer e se apaixonar

Como dito acima, a palavra periquito abrange diversas espécies de aves da família dos psitacídeos. Abaixo, nós separamos e apresentamos algumas das mais populares espécies de periquitos domésticos.

Periquito australiano (Melopsittacus undulatus)

Dois periquitos australianos encostando seus bicos um no outro

Uma das mais populares espécies de periquito para criação doméstica, é o periquito australiano. Pode ser encontrado em diversas cores, incluindo verde, azul, amarelo, cinza e até albino.

Bastante sociável, prefere viver em casal, em grupos e até com outros tipos de ave. Atinge, em média, 18 cm, com peso de até 40 gramas e sua estimativa de vida é de até 14 anos.

Agapornis (Agapornis roseicollis)

Periquito agapornis em uma árvore, galhos aparecem à sua frente

Também conhecido como pássaro do amor ou periquito-namorado, o agapornis é uma ave originária da África e que tem uma característica muito fofa: monogâmico, ele elege um parceiro e passa a vida toda com ele. Por isso mesmo, a regra é adquirir sempre o casal.

São diversas espécies do gênero agapornis, sendo que, no Brasil, a mais comum é o periquito Agapornis roseicollis, que se destaca por seu corpo verde com mancha alaranjada no rosto. Quando adultos, medem cerca 17 cm e podem viver por, em média, 12 anos.

Periquito-rei (Eupsittula aurea)

Dois periquitos encostando seus bicos um no outro

Com cerca de 27 cm, o periquito-rei é maior que seus companheiros psitacídeos periquito-australiano e agapornis. Além disso, ele possui uma cabeça mais arredondada, o que acabou lhe rendendo os nomes populares de cabecinha-de-coco, coquinho-de-ouro e periquito-cabeça-de-coco.

As cores dessa espécie podem ser periquito verde, azul, amarelo e laranja. Além disso, pode ser criado em casa e sua estimativa de vida é de até 30 anos.

Periquito-de-colar (Psittacula krameri)

Periquito-de-colar em fundo preto

Ainda maior que o periquito-rei, podendo alcançar 40 cm quando adulto, o periquito-de-colar chama atenção por seu tamanho e por um detalhe curioso: eles possuem uma faixinha bem marcada em volta do pescoço, daí estarem “de colar”.

Periquito-alexandrino (Psittacula eupatria)

Periquito alexandrino

Frequentemente confundido com o periquito-de-colar, o periquito-alexandrino também possui uma faixinha em volta do pescoço. Contudo, ele é maior e mais encorpado, podendo chegar a impressionantes 60 cm de comprimento.

Dizem que seu nome tem origem no fato de Alexandre, o Grande, ter sido a primeira pessoa a levá-lo da Ásia para a Europa. É uma ave muito ativa e que, se bem cuidada e em cativeiro, tem estimativa de vida de até 40 anos.

Sua coloração normal é verde com tons um pouco mais claros na região do abdômen. São sociáveis, inteligentes e podem chegar aos 30 anos.

Periquito bourke (Neopsephotus)

Periquito bourke

periquito bourke também é conhecido como periquito rosa ou periquito de ventre azul. Tem entre 18 e 23 centímetros de comprimento e sua cauda mede 9 centímetros, aproximadamente. Quando são adultos, têm uma coloração castanha com o abdômem e o peito rosado, além de pernas marrons.

Se alimentam de forrageio do solo para encontrar gramíneas e sementes. Eles têm esse hábito principalmente ao amanhecer.

Qual é a sua espécie de periquito favorita?

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here