Enriquecimento ambiental para gatos: por que é importante?

  • por

Manter a qualidade de vida do amigo de quatro patas pode parecer tarefa difícil, mas alguns cuidados além de comida e carinho ajudam a deixar o pet ainda mais feliz. Um exemplo é o enriquecimento ambiental para gatos, que evita que fiquem entediados e traz muita diversão.

Pensando nisso, falaremos mais sobre a importância de um ambiente com diversos brinquedos para os felinos, além de dar dicas que vão ajudá-los a se adaptar melhor ao novo ambiente.

Por que o enriquecimento ambiental é importante?

enriquecimento ambiental é importante porque, na ausência dele, o gato passa a se sentir entediado, o que pode contribuir para problemas como comportamento destrutivo, agressão entre casais, depressão e ansiedade.

Gatos que não recebem estímulo correm o risco de desenvolver comportamentos relacionados ao tédio. Também podem passar a mastigar itens inapropriados, recuar em isolamento, comer demais, praticar automutilação, apresentar comportamento compulsivo e perder o apetite.

Além das importâncias citadas, o enriquecimento ambiental para gatos aumenta as chances de o pet se manter em forma. Isso porque os músculos fazem um bom treino, seus ossos permanecem fortes e é mais provável que o bichano desenvolva um apetite normal e saudável.

Aliás, um gato que passa por muitas experiências positivas geralmente tem mais confiança. Sendo assim, um ambiente divertido e seguro não só deixa o animal mais saudável como também mais feliz.

Como deixar o ambiente rico para o bichano

Existem maneiras super simples de pensar em enriquecimento ambiental para gatos, não sendo necessário comprar móveis ou fazer uma super reforma em casa. Inclusive, alguns objetos que estão na maioria dos lares podem ser usados a fim de ajudar o amigo peludo.

gato brincando no arranhador

Crie um ambiente seguro e divertido

Sabemos que bichanos não são muito fãs de exposição e preferem lugares em que se sentem seguros. Pensando nisso, criar um espaço com caminha e brinquedos para gatos pode ser uma boa ideia. Aliás, a maioria dos felinos prefere lugares altos.

Assim, reserve um espaço na parte de cima do guarda-roupa ou armário e enriqueça o ambiente. Se perceber que é muito alto e que o pet não tem fácil acesso a ele, é possível instalar prateleira para gatos com pedaços de madeira.

Caixas e prateleiras são outras opções para os amigos terem em momentos reclusos. Nesse caso, priorize cômodos de sua casa em que poucas pessoas circulem. Além disso, se perceber que o gato não dá muita importância ao novo lugar, utilize catnip e petiscos a fim de incentivá-lo.

Deixe à disposição do gato mais de uma opção de ambiente

É importante não proporcionar apenas um lugar ao felino. Dê ao menos duas opções de enriquecimento ambiental aos gatos. Pensando nisso, escolha cômodos diferentes e adapte-os a fim de que o amigo de quatro patas aproveite-os ao máximo.

Além do uso de caixas e prateleiras, brinquedos interativos também são super interessantes na hora de pensar em enriquecer ambiente para gatos. Isso porque tais brinquedos estimulam o pet a não ficar parado, e qualquer toque é uma surpresa para o felino.

Além disso, coloque os vários recursos-chave, como caixas de areia, arranhões, locais de descanso, circuito para gatos, fontes de água e alimentos, em áreas separadas do espaço de convivência.

Forneça interação humana ao pet

Brinquedos e enriquecimento ambiental para gatos não são suficientes. Muito mais do que isso, o mais importante é dispor um tempo todos os dias a fim de brincar com o peludo.

Nesse caso, use brinquedos interativos para gatos que os dois possam aproveitar. Um exemplo é a vara para gatos, uma opção que vai fazer o gatinho perder bastante energia e ter bastante aproximação e socialização. Depois de brincar, não esqueça de oferecer uma recompensa ao amigo.

gatos com brinquedos

site do café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *