Enriquecimento ambiental para cães: entenda a importância

  • por

Queremos garantir sempre o melhor para os amigos de quatro patas. Pensando nisso, o enriquecimento ambiental para cães é uma das maneiras de manter o pet feliz e saudável, já que mesmo com bastante exercício cães ficam eufóricos e nervosos quando estão entediados.

Por isso, selecionamos algumas dicas de enriquecimento ambiental para cães que vão ajudar o pet a se sentir mais confiante e calmo em casa. Também falaremos da importância de um ambiente rico específico para os pets.

Por que o enriquecimento ambiental é importante?

Cães são animais sociais e precisam estar constantemente em contato com outros animais e pessoas. No entanto, não podemos sair com o amigo peludo o tempo todo e nem dar a ele a atenção que merece.

Nesse caso, o enriquecimento ambiental para cães é imprescindível. Isso porque fazer a adaptação não melhora só o físico do pet como também o emocional, o que aumenta — e muito! — a qualidade de vida do amigo peludo.

Enquanto alguns cães requerem vários níveis de exercício, todos os cachorros exigem um certo grau de estimulação física e mental. Aliás, é muito mais provável que um cão entediado ou frustrado sofra de comportamentos problemáticos.

Pensando nisso, se não forem fornecidos estímulos adequados aos cãezinhos, eles podem procurar por isso em seu ambiente. Nesse caso, acabam rasgando sofás,  chinelos ou qualquer objeto que encontrarem pela casa.

Forneça interação humana ao pet

Antes mesmo de pensar em enriquecimento ambiental para cachorro, é imprescindível levá-lo para passear todos os dias e mantê-lo em contato social sempre. Só ficar brincando em casa não é suficiente para deixar o animal feliz.

Além disso, se não houver como o cão entrar na casa da família pelo menos uma parte do tempo, é muito importante que o tutor vá do lado de fora e brinque com ele todos dias. Assim, o pet não se sente excluído da família ou angustiado e solitário.

Dependendo de como o cão gosta de brincar, existem muitas opções de enriquecimento ambiental para cachorros que garantem diversão aos amigos de quatro patas. Entre eles, jogar a bolinha, frisbee ou cabo de guerra. Esse tipo de estímulo deve ser feito no mínimo uma vez ao dia.

cachorro brincando no parque

Como fazer enriquecimento ambiental para cachorro

Caso seja muito ocupado e precise de enriquecimento ambiental para cães justamente pela falta de tempo, deixe brinquedos de enriquecimento ambiental aos cães que exijam solução ou esforço de problemas, ou seja, brinquedos interativos, que liberem estímulos.

É importante considerar o tamanho do pet ao se perguntar como fazer enriquecimento ambiental para cães. Isso porque alguns itens podem ser muito grandes ou muito pequenos para o amigo.

Como dito, brinquedos interativos são as melhores opções aos cães que passam algum tempo sozinhos, pois estimulam o mental e o físico do pet. Nesse caso, é importante mostrar como esses brinquedos de enriquecimento ambiental para cães funcionam e usá-los algumas vezes com o cachorro até que ele se adapte.

Aliás, se o brinquedo não for interativo, a probabilidade de o cão não dar atenção e preferir morder e rasgar utensílios domésticos é muito grande. Então, garanta ao amigo opções como bolinhas com petiscos dentro, ou esconda alimentos para que o amigo peludo encontre pela casa enquanto estiver sozinho.

Outra opção super necessária é deixar a casinha do pet o mais confortável possível e com alguns brinquedos dentro. Quanto mais atrativo estiver o local, mais chances de o animal se adaptar e se divertir.

cachorro com brinquedo

site do café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *