Diferença entre rato e camundongo: saiba identificar os roedores

Roedores provavelmente não estão entre os pets mais queridos e procurados. Na verdade, muita gente tem pavor desses pequenos dentuços! Entretanto, ainda há muita curiosidade sobre eles. Por exemplo: qual a diferença entre rato e camundongo?

À primeira vista, elas podem parecer duas espécies bem similares. Porém, com um olhar mais atento, percebemos que possuem muitas características distintas. Para os amantes do mundo animal ou simplesmente curiosos que desejam conhecer a diferença entre rato e camundongo, continue lendo. Contamos tudo neste texto!

Rato ou camundongo?

Encontrar um roedor em casa nem sempre é uma boa experiência. Afinal, esses pequenos animais estão associados a doenças e contaminações! Mas será que todo roedor é igual? Qual a diferença entre rato e camundongo? Quais são os roedores que encontramos nas ruas? Será que são espécies diferentes?

Na verdade, estudos mostram que há três espécies de roedores encontradas em diversas cidades do Brasil. E apesar de possuírem semelhanças, também possuem características distintas. Achou complicado? Não se preocupe. Abaixo, explicamos com detalhes a diferença entre rato e camundongo.

Ratos

Quando falamos em rato, logo pensamos em vários animais com tamanhos, cores e características diferentes, certo? Isso porque esse nome geralmente é utilizado para se referir a várias espécies pertencentes à ordem Rodentia, que abriga todos os roedores.

Nessa ordem estão todos nossos amigos dentuços: da gigante capivara ao pequenino hamster. Dessa forma, todos são, de alguma maneira, tipos de ratos. No entanto, há alguns ratos mais comuns, encontrados em cidades e geralmente associados a doenças.

De acordo com estudos, esses visitantes nem um pouco bem-vindos pertencem a duas espécies: a Rattus rattus, também chamada rato negro, e a Rartus novergicus, ou ratazana. Abaixo, listamos a características de cada uma delas.

Rattus rattus ou rato negro

  • Tamanho médio, com até 18 cm;
  • Corpo menor e mais fino;
  • Orelhas grandes;
  • Nariz pontudo,
  • Cauda de até 22 cm, sendo maior que seu corpo.

Rattus norvegicus ou ratazana

  • Tamanho grande, com até 25 cm;
  • Corpo forte;
  • Orelhas pequenas.
  • Nariz arredondado,
  • Cauda de até 22 cm, um pouco menor que seu corpo.

Ambas as espécies são encontradas em cidades e são consideradas transmissoras de doenças. Assim, ao encontrar um rato ou uma ratazana em sua casa, procure ajuda profissional.

Camundongo

Com um nome diferente e mais simpático, o camundongo já parece logo de cara ser um pouco mais fofo. E, na verdade, essa espécie realmente é menor e menos assustadora que os roedores do gênero Rattus.

O nome científico do camundongo é Mus Musculos. Isso significa que esse dentuço pertence a uma outra ramificação dos Rodentia. Assim, apesar de possuírem diversas semelhanças, rato e camundongo não são primos tão próximos assim. As principais características desse pequeno roedor são:

  • Tamanho pequeno, com menos de 15 cm;
  • Orelha grande e arredondada;
  • Cores terrosas ou acinzentadas;
  • Cauda maior que o corpo, geralmente peluda.

Apesar da aparência mais fofa, não se engane: o camundongo também pode ser transmissor de doenças e, caso encontre um nas redondezas de sua casa, o melhor é buscar ajuda profissional.

Diferença entre rato e camundongo

Alguns animais conseguem assustar até mesmo os mais corajosos. É o caso dos ratos que, mesmo com seu tamanho pequeno, colocam todos para correr quando aparecem.

camundongo marrom em cima da cerca

Assim, na hora da confusão, pode ficar difícil observar detalhes do roedor. Para isso, separamos um guia fácil para perceber a diferença entre rato e camundongo:

Tamanho:

Camundongo: até 15 cm

Rato: acima de 18 cm, chegando até 25 cm.

Cores:

Camundongo: marrom e cinza

Rato: branco, preto e cinza

Rabo:

Camundongo: peludo

Rato: sem pelos

Comportamento:

Camundongo: tímido e assustado

Rato: pode ser combativo e não se intimidar. Independente de ser camundongo ou rato, a recomendação ao encontrar um roedor na rua é a mesma: não chegue perto e procure auxílio!

Roedores: amigos ou vilões?

A ideia de ter um roedor em casa pode causar receio em muitos tutores. Isso porque, muitas vezes, temos a imagem de ratos e camundongos já gravadas. Porém, os amantes dos hamsters e outros amiguinhos peludos podem garantir: roedores podem, sim, ser amigos!

Algumas espécies são excelentes pets, trazendo muito alegria para suas famílias. Entre os roedores domésticos mais comuns, podemos destacar:

  • Hamster: fofo e popular, esse pequeno pet traz alegria e diversão por onde passa! Vive bem sozinho, é interativo e gosta de atividades!
  • Porquinho-da-índia: um pouco maior, esse fofo roedor também conquista muitos lares. Apesar do nome, tem sua origem aqui mesmo, na América do Sul. É menos interativo e precisa de mais espaço.
  • Gerbil: o menor roedor dessa lista é uma bola de fofura! É mais parecido com os ratos e camundongos, e é um excelente pet. Pequeno e ativo, gosta de interagir e de praticar atividades.
  • Twister: com uma cauda elegante e comprida, o twister lembra bastante um rato ou um camundongo. No entanto, esse pet não é nem um pouco sujo: adora se limpar e deixar sua gaiola bem organizada. Interativo e inteligente, pode até aprender pequenos truques!

camundongo branco em fundo branco

Se você sempre quis ter um ratinho em casa, a lista acima pode ajudar!

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *