Como plantar bambu

0
29
Como plantar bambu
Como plantar bambu
Já pensou em plantar um bambuzal em seu jardim? O bambu traz muitas vantagens para quem planta, como o uso para fabricação de móveis, realizar projetos de arquitetura, confecção de painéis e produção de fitocosméticos, celulose e papel, biomassa para geração de energia para setores industrial e até para culinária, pois os brotos da planta são comestíveis e apreciados no preparo de receitas culinárias.
Algumas técnicas adequadas de colheita permitem que o bambu possa rebrotar com facilidade e produzir por um grande período. Sem que haja necessidade de replantio, a capacidade de produção da planta pode chegar até mais de 30 anos, com lançamentos anuais de novos brotos. Não é demais?
O bambu é uma planta perene e de fácil regeneração e que tem um desenvolvimento rápido, podendo crescer até 20 centímetros por dia, conforme a espécie. No Brasil existe uma grande oferta de bambus, com 258 espécies classificadas em 35 gêneros, o que equivale a 20% do volume mundial.
Como plantar bambu em casa?
Escolha da espécie: como são muitas as espécies, você deve conferir junto a produtores ou especialistas, para que você não tenha problemas durante o plantio.
Propagação: o método mais indicado para produção de mudas de bambu é o vegetativo. Assim que o enraizamento de segmentos de colmos com nós ou de ramos secundários for realizado, será possível a multiplicação da planta pelo desmembramento de perfilhos, os quais são emitidos de cada muda original.
Plantio: os bambus crescem em variados tipos de solo, porém, atingem maior produtividade em solos de ótima qualidade. A planta cresce de forma acelerada, ainda sim, evite áreas alagadas ou mal drenadas.
Adubação: pode ser feita de forma química ou natural, mas a escolhida deve ser a partir da análise das deficiências dos componentes do solo. Sempre complete a incorporação dos adubos com regas, para o favorecimento dos efeitos dos nutrientes no plantio.
Produção: os bambus tornam-se adultos entre o oitavo e o décimo ano de cultivo, embora no quinto ano de algumas espécies já seja possível colher até metade dos colmos. Os bambus devem ser retirados anualmente quando já estiverem maduros, pois a extração regular permite o surgimento de novas plantas e proporciona a longevidade da cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here