Como cuidar do gramado

Como cuidar do gramado
Se você tem grama em casa ou pretende colocar vai amar esse post que tem várias dicas pra você aprender a cuidar do gramado e a manter ele sempre lindo e vistoso, aquela história de que a grama do vizinho é mais verde já era. Brincadeiras a parte, confira abaixo os tipos de grama e os cuidados necessários: 
Grama esmeralda – É a mais comercializada no Brasil, pois se adapta bem a vários tipos de ambiente e é bastante resistente às variações de temperatura, ao frio intenso, às infestações por insetos, ervas daninha e a pisoteio leves. Esse tipo possui folhas estreitas, pequenas e pontiagudas, de coloração verde intensa. Ela é muito boa para conter erosões em barrancos e é excelente para impedir que o mato cresça ao longo do tempo uma vez que ela forma um gramado denso.  
Esta grama requer pouca manutenção, porém, recomenda-se adubá-la frequentemente (3-4 vezes por ano) e fazer regas regulares (3-4 vezes por mês).
Grama batatais – Esta grama é também conhecida como Grama Matogrosso, Grama da Bahia, Grama Forquilha e Grama de Pasto é uma grama muito popular em todo o mundo. Ela possui folhas pequenas e largas, com textura de veludo e se adapta bem em áreas com muita incidência da luz do sol, ao solo pobre e seco e tem crescimento rápido além de ser muito resistente, inclusive é indicada para áreas de recreação como haras.
Grama são Carlos – Ela é comumente usada como pasto e cobertura de áreas grandes e pode se adaptar bem em áreas onde outros tipos de grama não se adaptam bem, tais como as áreas de meia sombra. É bastante resistente a locais úmido e frio e também a ervas daninhas. Não precisa ser fertilizada frequentemente, porém, é sensível à falta de água, então deve ser irrigada de forma freqüente.  Recomenda-se podá-la quando a atingir uma altura superior a 3-4 cm.
Grama bermudas – apesar de ter folhas macias, se regenera rapidamente aos maus tratos e pisoteio por isso também é indicada para áreas de recreações, além do mais resiste bem a períodos de secas e a ervas daninha.
Grama santo Agostinho – Possui folhas pequenas, lisas de cor verde escura, e o gramado forma uma densa área verde. Ela apresenta crescimento rápido, portanto, pode ser plantada com espaçamentos de até 30 cm entre placas/tapetes, que logo é preenchido. A Grama Santo Agostinho tolera bem áreas de sol pleno e de meia-sombra. Assim, ela é ideal para áreas de gramados sob árvores, perdendo apenas para a Grama São Carlos que é a mais indicada para este tipo de área. Além disso, ela se adapta bem em regiões litorâneas, tolera solos salinos e pobres.
Grama Preta – Esta grama, também conhecida como Barba de Dragão ou Barba de Cobra em Japonês, é uma grama originária da Ásia, mais especificamente China, Índia, Vietnã e Japão, possuem folhas finas e longas de até 20-40 cm. Ela apresenta flores de cor lilás e pequenas frutinhas azuis de cinco mm de diâmetro. Muito utilizada como planta ornamental, é excelente para forração de solos, também para decorar terrários e aquários, uma vez que ela tolera bem áreas encharcadas, podendo ficar submersa por alguns meses. Além do mais é usada na medicina tradicional chinesa em que se diz ser boa para o estômago, baço, corações e pulmões.
Lembre-se sempre de adubar na frequência que o tipo de grama pede, de cortar com os materiais certos e no caso de pragas procure um especialista e prefira soluções naturais. Ter o jardim repleto de joaninhas é sinal de boa saúde para a sua grama. As joaninhas ajudam no arejo do solo e de quebra se alimentam de algumas espécies prejudiciais ao crescimento do gramado. Minhocas também são as melhores amigas da sua grama verde, o húmus produzido por elas é um fertilizante natural que influencia diretamente no crescimento e fortalecimento do solo e do gramado.

Existe um adubo certo para adubar o gramado, deixar ele sempre verde e livre de pragas e insetos indesejáveis. .

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O MELHOR ADUBO PARA GRAMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *