Como cuidar de chinchila: o que fazer em caso de conjuntivite?

De repente, seu roedor apresentou olhos vermelhos e lacrimejantes? Cuidado! Pode ser conjuntivite, um problema bem mais comum do que muitos imaginam. Por isso, confira nossas dicas e saiba como cuidar de chinchila em situações do tipo.

Conheça as principais causas da conjuntivite em chinchilas

Caracterizada pela inflamação da conjuntiva, uma membrana mucosa que reveste os olhos, a conjuntivite em chinchila deve ser levada a sério. Isso porque, além de causar muito incômodo, se não tratada, a inflamação pode resultar até em cegueira permanente.

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Portanto, antes de tudo, é importante conhecer as principais causas da conjuntivite em chinchilas a fim de evitá-las. Destacamos as quatro causas mais comuns da doença:

1. Pó de banho de má qualidade

Como todo tutor dessa espécie de roedor sabe, as chinchilas não tomam banho com água. Utiliza-se um pó de banho específico, geralmente feito de carbonato de cálcio, para higienizar o animal.

Quando o pó não é de boa qualidade, ele pode obstruir o canal lacrimal, causando acúmulo de bactérias e conjuntivite.

2. Pó de banho e substrato sujos

Da mesma forma que um produto de qualidade inferior, o pó de banho sujo também pode contribuir para a obstrução do canal lacrimal e para o acúmulo de bactérias que levam à conjuntivite. O mesmo vale para o substrato!

3. Alergia a produtos de limpeza

Alguns produtos de limpeza que usamos na manutenção da casa contêm alta concentração de amônia. A substância pode causar irritação nos olhos do animal chinchila. Na hora de limpar a gaiola, prefira um pano úmido com água.

4. Doenças dentárias

A conjuntivite em chinchilas pode surgir em decorrência de problemas dentários, devido à deformação óssea e compressão do canal lacrimal. A informação vem de um estudo do Departamento de Patologia, da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Como visto, evitar que o pet apresente conjuntivite tem a ver com os cuidados que o tutor tem com a chinchila de estimação. É o caso da escolha do pó de banho, da higiene e do correto desgaste dos dentes desse roedor.

Como cuidar de chinchila: sintomas da conjuntivite

Por se tratar da inflamação da mucosa que reveste os olhos, os principais sintomas da conjuntivite são:

  • Olhos avermelhados;
  • Acúmulo de lágrimas,
  • Pálpebras semicerradas.

Se, além disso, a chinchila apresentar também prostração e falta de apetite, é possível que a conjuntivite tenha se manifestado como um problema secundário a outra doença, como a má oclusão dentária.

Seja como for, é fundamental que um médico-veterinário seja consultado com urgência. O tratamento da conjuntivite como doença primária envolve principalmente o uso de antibióticos.

site do café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *