Como cuidar da horta no inverno

Como cuidar da horta no inverno

Como cuidar da horta no inverno

Espécies que não gostam do frio
Algumas espécies de hortaliças, pertencentes à família botânica das cucurbitáceas (pepino, moranga, abóboras, melão e melancia) e solanáceas (tomate, batata, pimentão, pimenta e berinjela) não se desenvolvem bem no inverno e sofrem especialmente com as geadas. Por isso, estas espécies não são recomendadas para o plantio no outono e inverno, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
As demais espécies, embora mais tolerantes e mais adaptadas para o plantio nestas épocas, não suportam geadas fortes e frequentes, quando cultivadas a céu aberto, sem nenhuma proteção. É importante destacar que o frio, embora não seja bom para algumas plantas, é muito útil no combate das principais pragas e doenças, reduzindo e até exterminando-as.
Proteção contra as geadas
Uma dica importante, que pode ajudar muito para saber se vai haver a formação de geadas, é verificar a temperatura do ar no início da noite. Se a temperatura estiver em torno de 13 graus e não estiver chovendo, é bem provável que ocorram geadas na madrugada seguinte. Neste caso, deve-se providenciar a cobertura total das plantas com algum material opaco (papel pardo, palhada, sacos de algodão e até o sombrite) no final do dia.
O importante é não deixar as folhas das plantas perderem calor por irradiação para a atmosfera e, em consequência, congelar. Convém destacar que as folhas e palhadas, além de servirem como isolante térmico, ajudam a repor a matéria orgânica, melhorando a fertilidade e a textura do solo. Estas coberturas devem ser retiradas no início do dia e, caso ocorra mais geadas, recolocadas no início da noite.
Irrigação das plantas
Durante o inverno a irrigação das plantas deve ser feita somente quando a terra começar a secar, porque o frio reduz a evaporação da água. Por isso, nada de colocar água em excesso, já que isto favorece o desenvolvimento de fungos. Outra dica importante: quando for necessário irrigar, faça pela manhã, para que as folhas não fiquem molhadas à noite – algumas espécies são mais sensíveis às doenças causadas pelos fungos, que são favorecidos pelo excesso de umidade nas folhas.
Adubação de cobertura das plantas
Se a planta é bem nutrida, tem mais resistência e mais condições de se defender de algum ataque de pragas, doenças e outros estresses causados por fatores climáticos. Por isso, recomenda-se pelo menos uma aplicação de composto orgânico na quantidade de 1 a 2 kg/m2, 40 a 50 dias após a semeadura ou transplante.
*NO FINAL DESTA MATÉRIA INDICAREMOS O MELHOR SUBSTRATO PARA HORTAS
Por conta de todos estes cuidados que devem ser tomados com as hortas durante o inverno, resolvemos trazer algumas ações práticas, e simples que podemos tranquilamente incluir em nosso dia a dia, e melhorar a saúde de nosso cultivo:
Fique sempre atento ao termômetro. Se a temperatura chegar ao 13°C, a chance de geada na manhã seguinte é grande, então cubra sua horta com uma superfície de plástico, para que não corra o risco de formação de cristais de gelo nas folhas.
Melhore a circulação de ar. Isso pode ser feito através de pequenas podas, em que são tiradas apenas as folhas secas.
Afofe frequentemente a terra. Esta ação ajuda aerar o solo, o que pode permitir um maior bem-estar do cultivo.
Não plante duas mudas muito próximas. Como a estação requer muitos cuidados, também requer muitas vitaminas para a horta, uma muda muito perto da outra pode causar problemas no desenvolvimento.
Cuidado na irrigação. A temperatura da água não deve ser mais alta do que a das folhas, pois elas podem ficar opacas.
Regue durante a manhã. A rega deve ser efetuada somente uma vez ao dia, e de preferência na parte da manhã, pois se for feita à noite, ou à tarde a terra permanecerá muito tempo úmida.
Para definir melhor o que plantar e quando, segue algumas dicas do que já podemos plantar considerando cada região do país:
Região Sudeste: cenoura, couve, pimentão, pepino, salsa e beterraba.
Região Nordeste: Berinjela, tomate, coentro, pimentão, repolho, quiabo, abobrinha, abóbora, salsa e morango.
Região Sul: Salsão, alface, beterraba, mostarda, agrião, cebolinha e acelga.
Região Centro-Oeste: Tomate, berinjela, abobrinha, cenoura, espinafre, pepino, pimentão e rabanete.
Região Norte: Espinafre, abóbora, coentro, pepinos, pimentões, tomates e quiabo.
Aproveite as dicas e vamos colocar a mão na terra!!!
Faça sempre uma boa adubação orgânica com o SUBSTRATO PARA HORTAS
CLIQUE AQUI E CONHEÇA O MELHOR SUBSTRATO PARA HORTA

SUBSTRATO PARA HORTAS, POMARES E JARDINS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *