Como combater o cupim do gramado

Como combater o cupim do gramado
Como combater o cupim do gramado
Nome Científico: Syntermes spp, Neocapritermes spp
Nomes Populares: Papa-grama, Cupins, Cupim-de-gramado, Cupim-de-grama, Térmite, Térmita, Formigas-brancas, Aleluias, Sarassará, Siriri, Siri-siri
Ordem: Isoptera
Classe: Insecta
Filo: Arthropoda
Reino: Animalia
Partes Afetadas: Caule, Folhas, Raízes, Rizomas
Sintomas: Reboleiras, Falhas e Manchas amareladas em gramados, Morte súbita de mudas, Enfraquecimento de arbustos e árvores
Os cupins são insetos sociais, da ordem Isoptera, que vivem em colônias de milhares de indivíduos e geralmente estão associados à decomposição da madeira morta. Eles apresentam uma colônia dividida em castas, composta por milhares de operários e soldados estéreis e um rei e uma rainha, que tem o papel unicamente reprodutivo. Neste artigo, trataremos dos cupins de grama, dos gêneros Syntermes e Neocapritermes, os principais responsáveis por causar reboleiras e manchas amareladas em gramados e pela morte e enfraquecimento de plantas de jardim, como forrações e arbustos. Estes cupins costumam se alimentar das raízes e folhas de gramados e geralmente podem ser vistos pela manhã bem cedo, durante seu forrageamento. No restante do dia, eles se refugiam em galerias subterrâneas, sob o tapete de grama. Não há como evitar a contaminação do gramado, a não ser que seu jardim esteja em uma estufa fechada. Os cupins se espalham através de revoadas, onde os casais se formam e alcançam os mais longíquos locais do seu jardim para iniciar uma nova colônia.
Ao se alimentarem das raízes, rizomas, estolões e folhas dos gramados, os cupins provocam rapidamente o seu enfraquecimento, já que as plantas ficam deficientes em absorver água e nutrientes do solo. O resultado disto são falhas e reboleiras que tornam o gramado feio e ralo. Praticamente todas as espécies de gramados ornamentais podem ser afetados por estes cupins, como a grama são-carlos, esmeralda, coreana, santo-agostinho, azul, batatais, etc. Estes cupins tem origem em regiões naturalmente cobertas por gramíneas, que são áreas de cerrado, savanas, pradarias, geralmente de solo mais pobre e seco. Isso já dá uma pista de como podemos prevenir e auxiliar no seu controle, ou seja, manter o solo sadio e equilibrado, com acréscimo de matéria orgânica e irrigação suplementar se for o caso. Há que se evitar, no entanto, a adição de coberturas mortas com madeira, como serragem, maravalha, casca de pinus, de coco, ou cavacos de madeira. Neste caso, o mais recomendado é o adubo para manutenção de gramados.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA O MELHOR ADUBO PARA MANUTENÇÃO DE GRAMADOS
Em alguns casos de intensa infestação evite usar agrotóxicos, eles fazem mal para a a saúde e ainda ficam por muito tempo em seu gramado. A melhor escolha é o tratamento do gramado com Inseticida biológico, nós recomendamos o fungo Metarhizium anisopliae. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE ESTE TRATAMENTO BIOLÓGICO E 100% EFICAZ CONTRA CUPIM DO GRAMADO.

CONTROLE BIOLÓGICO DE INSETOS E BROCAS , FUNGO METARHIZIUM ANISOPLIAE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *