Se alguma vez encontrarmos um filhote desse pássaro, devemos colocá-lo em uma espécie de ninho. Ou seja, um lugar que pode ser criado com uma toalha ou pano, para aquecê-lo. Em seguida, você deve alimentá-lo com alpiste, que deve ser dado à mão. Caso o animal não aceite a comida, é preciso usar uma seringa como alternativa.
Os pintassilgos são passarinhos simpáticos que vivem em todo o mundo. No Brasil, eles podem ser ouvidos em qualquer parte do país. Por isso, é comum ver alguns filhotes que caíram do ninho e se perderam.
Durante a época de reprodução, esses animais geralmente têm entre dois e três filhotes. Agora, vamos te falar um pouco sobre como alimentar um filhote de pintassilgo. Dessa forma, você poderá dar-lhe a oportunidade de viver em liberdade se encontrá-lo perdido.
Por que os filhotes caem?
Existem várias razões pelas quais os filhotes podem acabar no chão. Seja em uma rua movimentada ou no quintal de casa. Um deles tem a ver com a sobrevivência dos mais fortes, como Darwin corretamente observou. Ou seja, os filhotes maiores eliminam os menores pela comida.
Além disso, há outra explicação com termos semelhantes aos de Darwin. A mãe detecta que o bebê está doente ou será propenso a uma doença, por isso ele é expulso do ninho para evitar a contaminação da ninhada. Um terceiro motivo e mais simples é que o pássaro estava tentando aprender a voar e não conseguiu.
Em qualquer dos casos, se você tiver a sorte de encontrar uma dessas criaturas vivas, é hora de assumir o papel de mãe de aluguel e alimentá-las. Por isso, vamos dar alguns conselhos sobre como alimentar um filhote de pintassilgo.
Do que os pintassilgos se alimentam?
Os pintassilgos são aves granívoras, ou seja, alimentam-se inteiramente de sementes e algumas flores. Nas cidades, eles também tendem a comer algumas migalhas de comida humana, competindo com os pombos.
Dito isso, se quisermos ajudar a um desses filhotes, devemos levar em conta que a dieta deles não é a mesma em todo o seu ciclo de vida. Em outras palavras, ao longo de suas vidas, eles são alimentados de forma diferente, conforme necessário para nutrir seu corpo da maneira correta.
É por isso que a maioria das aves resgatadas e alimentadas em casa tendem a morrer inesperadamente ou, pior, não comer nada. Mas não se preocupe, com um pouco de paciência e com o equipamento certo, alimentar um filhote de pintassilgo pode ser muito fácil.
Como alimentar um filhote de pintassilgo
Para começar, devemos levar em conta a idade do filhote. Se ele ainda não tiver penas em seu corpo ou se estiver começando a muda, isso poderá afetar muito a alimentação.
Primeiro de tudo, depois de trazê-lo para casa, é preciso criar uma espécie de incubadora onde o filhote de pintassilgo possa descansar. Dessa forma, ele se sentirá seguro de uma forma semelhante a que se sentia em seu ninho. O ideal é que seja um recipiente de tamanho apropriado e profundo.
Coloque uma toalha ou um pano no fundo e tente fornecer calor de forma adequada com o que estiver à mão. Assim, o animal se sentirá seguro e relaxado o suficiente para nos permitir pegá-lo e manipulá-lo sem muita dificuldade.
Uma vez terminado esse estágio, a forma correta de alimentar o filhote é à mão, por meio de uma seringa ou de alguma outra maneira semelhante. Ou seja, o alimento precisa ser depositado no bico do filhote. Você pode usar alguma mistura fortificante para filhotes de qualquer loja de animais junto com um pouco de alpiste.
Precauções
Se o animal não comer na mão ou de um recipiente, a seringa deve ser usada para alimentá-lo. Primeiro, ela deve ser esterilizada com água quente para não deixar o animal doente acidentalmente. Depois, é preciso mostrar a ponta ao filhote como se fosse sua mãe alimentando-o.
Nunca toque no bico diretamente ou poderá machucar o animal. Ofereça comida devagar até que ele feche a boca em sinal de que está satisfeito. Repita o mesmo processo a cada hora e, depois de alguns dias, deixe frutas e nozes para que ele aprenda a se alimentar sozinho e seu bico endureça.
Quando o animal aprender a sobreviver sozinho, lamentamos informar que será hora de soltá-lo. Os pintassilgos são aves selvagens e não se dão muito bem quando são mantidos presos em cativeiro.
Como foi possível ver, alimentar um filhote de pintassilgo é algo bastante simples e fácil de fazer. Se você encontrar algum na rua e decidir cuidar dele, agora já sabe como.