Chocolate é um dos alimentos mais tóxicos para os cães

Chocolate é um dos alimentos mais tóxicos para os cães
Muita gente já ouviu esse alerta, mas nessa época, não é demais avisar: mantenha seu ovo de Páscoa longe do seu pet. Esse é um dos alimentos mais tóxicos para os cães.
O problema é que o fígado dos cães e gatos não metaboliza direito uma substância presente no chocolate, chamada teobromina, que está relacionada com a quantidade de cacau: quanto mais cacau, mais teobromina e mais tóxico o produto é. Ou seja, chocolates escuros e amargos são ainda mais perigosos, embora todos ofereçam risco. 

Uma dose tóxica é em torno de 100 miligramas por quilo de peso do animal. Por exemplo, se o pet pesa 2 kg, 13 g de chocolate já podem causar uma grave intoxicação. Caso pese mais de 30 kg, 200 g já são suficientes para causar problemas.

A intoxicação está relacionada ainda à quantidade de chocolate ingerido e ao porte do animal.
Efeitos
A teobromina pode provocar vômito, diarreia, aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, arritmia e até convulsões. A gravidade do quadro varia de acordo com a quantidade ingerida, de acordo com a veterinária Keila Regina de Godoy.

Além disso, há o risco do açúcar e das gorduras, por causa do diabetes e obesidade, como também por formação de tártaro, cáries e até perda do dente. Outro problema é a lactose, substância presente no leite que nem sempre é bem tolerada por cães e gatos, podendo provocar manifestações alérgicas na pele, vômitos e diarreia. O acúmulo de açúcar pode levar a diabetes, catarata diabetogênica, pancreatite, problemas nervosos e problemas dentários.

Por isso, é fundamental guardar bem os ovos e bombons, porque não só o cheiro mas também as embalagens são muito atraentes para os peludos. também devem ser alertadas sobre o risco que o chocolate oferece aos pets, não cedendo, assim, aos olhares de súplica.

Quem quiser incluir o pet na celebração pode encontrar produtos feitos para eles, que geralmente substituem o cacau por lecitina de soja. 

Jardim Animal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *