Cachorros mais inteligentes: conheça algumas raças

  • por

Existem diversos fatores considerados na hora de eleger os cachorros mais inteligentes. Alguns são mais inteligentes quando o assunto é cuidar de rebanhos, outros estão melhor adaptados ao dia a dia em casa. O importante é entender que qualquer cão pode obedecer, só é necessário saber qual se adapta mais à rotina.

Por exemplo, se você é o tipo de pessoa que pratica muito esporte, existe um cão com esse tipo de inteligência e que pode ser facilmente adestrado a praticar diversos exercícios. Mas claro, existe um ranking que classifica os cães que são mais fáceis de treinar.

Depois de examinar mais de cem juízes de obediência a cães, o neuropsicólogo Stanley Coren nomeou tais raças como os cachorros mais inteligentes no seu livro “A Inteligência dos Cães”. Continue lendo e entenda um pouco mais sobre esses pets.

Cães de porte grande são mais inteligentes?

Apesar de não haver nenhuma comprovação científica de que a inteligência é maior entre cães de grande porte, o neuropsicólogo Coren escreveu um artigo explicando um estudo que dizia que cães maiores são mais inteligentes, pois têm melhor memória para decorar aprendizados.

No entanto, é importante lembrar que alguns cães de companhia foram criados para ter características particulares, como serem calmos e não confrontadores. Por esse motivo, a inteligência pet se torna específica.

O que torna um cachorro inteligente?

Como dito, apesar da lista do neuropsicólogo, existem diversos tipos de cachorro inteligente. No caso, tudo depende do desejo do tutor quanto às tarefas finais para os animais.

Inclusive, alguns cães são mais dependentes social e emocionalmente. Portanto, aprendem com tranquilidade e são receptivos à nossa vontade. Porém, esse tipo de pet tem pouca inteligência intuitiva. Um exemplo é um cão de caça, que embora não seja receptivo, tem sentidos superiores de visão e olfato.

Raças de cachorros mais inteligentes

Ainda segundo o psicólogo Stanley Coren, existem mais de cem raças de cães superinteligentes, em um ranking do 1º animal mais inteligente ao último da mesma lista.

Assim, baseado em testes de trabalho e obediência, Coren rotulou raças de cachorros inteligentes de acordo com a obediência aos comandos ouvidos cinco ou menos vezes com uma taxa de sucesso de 95%. Seguindo a porcentagem de obediência, os três primeiros são:

Border Collie

O cão Border Collie ocupou o primeiro lugar no ranking de raça de cachorro mais inteligente, segundo o neuropsicólogo. O que significa que a maior parte dessa raça pode aprender um novo comando em menos de cinco segundos e segui-lo pelo menos 95% das vezes.

poodle sorridente

Poodle

Poodles receberam a medalha de prata no ranking de cachorro mais inteligente do mundo devido à capacidade de trabalho, segundo a pesquisa de Coren. Aliás, a raça não é apenas inteligente, mas também ativa e orgulhosa, com o benefício adicional de ser hipoalergênica.

Pastor alemão

Os pastores alemães servem alegremente como cães policiais, sendo também usados como cachorros de assistência médica e cães de terapia. Portanto, não é de surpreender que a obediência consistente seja padrão na raça.

Além dos citados, outras raças mais inteligentes também foram mencionadas, inclusive cachorros de raças de porte pequeno. Entre elas, mostraremos outros dos cães mais inteligentes do mundo, seguindo ainda, o estudo do neurocirurgião:

  • Golden Retriever;
  • Dobermann;
  • Pastor-de-shetland;
  • Labrador;
  • Papillon ou Spaniel anão continental;
  • Rottweiler,
  • Boiadeiro-australiano.

Bônus: cães SRD (sem raça definida)

Não podemos deixar de lado o cãozinho sem raça definida, apesar de não estar na lista por ser uma mistura de várias raças. Com certeza, o pet tem muito para nos ensinar e, além disso, é um animal inteligente.

Aliás, cães que vivem nas ruas acabam passando por mais experiências, o que automaticamente eleva a esperteza do amigo. Também tornam-se mais resistentes e adquirem imunidade. Portanto, podemos dizer que esse amigo peludo tem inteligência de sobra!

border collie feliz

site do café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *