Cachorro pode ficar sozinho o dia todo? É hora de descobrir!

0
8

Foi-se o tempo em que sempre havia, pelo menos, um membro da família dentro de casa. As mulheres são maioria nas universidades e há muito tempo compõem a força de trabalho. Já crianças e adolescentes estão cada vez mais sobrecarregados com atividades.  Então, como conciliar? O Cachorro pode ficar sozinho o dia todo?

O número de família com animais de estimação só tem crescido. Então, confira se o cachorro pode ficar sozinho e veja alternativas para lidar com essa situação proporcionando bem-estar ao pet.

Para refletir: quem faz companhia para quem?

Um motivo muito frequente para a adoção de pets é a busca por carinho e companhia. Afinal, quem não gosta de chegar em casa depois de um dia cansativo e ser recebido com muitas abanadas de rabo, pulos e latidos?

O que muita gente esquece é que os cachorros também são animais sociáveis e que gostam e precisam de companhia. Certamente, o cão é um companheiro e tanto quando estamos em casa, suprindo nossas necessidades afetivas.

Mas como ficam as necessidades dele enquanto os adultos trabalham e as crianças estão na escola? Vale pensar nisso antes de deixar o cachorro sozinho em casa o dia todo muitas vezes na semana.

Afinal, cachorro pode ficar sozinho o dia todo?

Uma vez ou outra não tem problema. Isso, claro, desde que você proporcione segurança e entretenimento para o pet na sua ausência. Já se o cão não tem companhia durante a maior parte do dia com certa frequência, saiba que isso pode ser, sim, muito prejudicial para ele.

Como dito anteriormente, cães são animais sociáveis que dependem de companhia para seu bem-estar. Prova disso é a alegria que eles sentem quando estão ao lado de seus tutores! Não à toa, cachorro que fica sozinho o dia todo frequentemente tendem a apresentar sinais de ansiedade.

cachorro deitado com cara triste

Nesse sentido, garantir que o cachorro fique em ambiente enriquecido e tenha com o que se distrair ajuda. Mas não elimina por completo a necessidade de companhia. Portanto, para quem passa quase todos os dias fora de casa, é indicado deixar o pet num daycare.

Lembrando que, é fundamental que o cachorro esteja acostumado a ficar nesses locais e que o daycare escolhido tenha profissionais capacitados e realize muitas atividades. Do contrário, o pet pode ficar ainda mais ansioso, latindo bastante e se automutilando — a lambedura compulsiva das patas é um exemplo.

Vou passar o dia fora. O que fazer para amenizar o problema?

Como dissemos antes, uma vez ou outra, tudo bem deixar o pet sozinho em casa por algumas horas. Entretanto, é essencial preparar o pet e o ambiente para que ele possa se distrair e gastar bastante energia. A seguir, confira algumas dicas de como fazer isso:

  • Acostume o pet a ficar sozinho por um tempo desde cedo. Para isso, saia por alguns minutos de cada vez e vá aumentando gradualmente o período de ausência;
  • Evite fazer muita festa antes de sair e ao chegar em casa. Grandes despedidas tendem a aumentar a ansiedade do cachorro;
  • Se possível, evite alimentar o pet antes de sair de casa. Em vez disso, coloque a porção de alimento do dia num brinquedo interativo recheável e o entregue ao cachorro imediatamente antes de sair. Isso ajuda o pet a “esquecer” um pouco sua ausência e a se distrair na busca por alimento;
  • Deixe diferentes tipos de brinquedo para o cachorro brincar sozinho disponíveis. Assim, quando se cansar de um, ele terá outro com que se entreter. Lembrando que alguns cães podem precisar de estímulos a mais para se sentirem atraídos pelos acessórios, como petiscos em pasta.

Esperamos que você tenha gostado das dicas de como divertir o seu amigo enquanto ele fica sozinho em casa.

cão triste olhando pela janela

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here