Aves exóticas são fotografadas em Campos do Jordão

Aves exóticas são fotografadas em Campos do Jordão

Segundo especialista, vegetação e clima típicos da serra favorecem encontro de pássaros incomuns em outras regiões do país. Observação é opção de lazer.

O Horto Florestal sempre figura na lista de lugares imperdíveis em Campos do Jordão. O que nem todo mundo sabe é que, além das trilhas e araucárias centenárias, o parque também é referência para observadores de pássaros – até mesmo de aves raras são facilmente encontradas por lá.

O Thiago Carneiro trabalha como guia no parque e há mais de 15 anos atua no ramo da ornitologia, que estuda e observa aves. Segundo ele, as condições climáticas e a vegetação – ou seja, o frio e altitude – atraem espécies menos comuns em outras regiões do país.

“Aqui em Campos do Jordão tem algumas aves que você não consegue encontrar em outros lugares do país, talvez em algumas cidades do sul do Brasil, que tenham uma altitude e vegetação parecida com a nossa da Mata Atlântica”, afirmou.

Entre as aves raras que o especialista diz que facilmente encontra durante as ‘passarinhadas’ (nome da caminhada para observação das aves) estão o papagaio-de-peito-roxo, caneleirinho-de-chapéu-preto, beija-flor-de-topete, gaturamo-bandeira, garimpeiro e tovaca-de-rabo-vermelho.

Ave da espécie beija-flor-de-topete, fotografada no Horto Florestal em Campos do Jordão.  — Foto: Arquivo pessoal / Thiago Carneiro

Ave da espécie beija-flor-de-topete, fotografada no Horto Florestal em Campos do Jordão

Ainda de acordo com Carneiro, pessoas de até outros países visitam Campos do Jordão apenas para observar as aves que o Horto abriga.

“Recentemente eu recebi um estrangeiro da Califórnia, dos Estados Unidos. Ele está na lista dos maiores observadores de pássaros do mundo, já tendo encontrado cerca de 2 mil espécies, mas veio até o Horto, só para observar uma ave”, afirmou.

Ave da espécie gavião-tesoura, fotografada no Horto Florestal em Campos do Jordão.  — Foto: Arquivo pessoal / Thiago Carneiro

Ave da espécie gavião-tesoura

Segundo a Mestre em Ciências Florestais e Doutora em Ecologia Animal, Cecília Toledo, muitas aves ameaçadas de extinção e típicas da Mata Atlântica são frequentemente avistadas nos parques da cidade, por causa do bioma. “Campos do Jordão é um dos últimos redutos de Matas de Araucária, formação vegetal que hoje conta com apenas 1% a 3% da sua área original de cobertura”, afirmou.

Ainda de acordo com a especialista, o clima de inverno característico da cidade é reflexo do bioma em que a cidade está inserida. “Esse bioma é típico de um clima subtropical, com chuvas regulares e estações relativamente bem definidas: o inverno é normalmente frio, com geadas frequentes e até alguns graus negativos. É um inverno rigoroso. Já o verão é razoavelmente quente”, afirmou. No verão as temperaturas, no dias mais quentes, podem ultrapassar até os 30 ºC.

Quem for para Campos do Jordão e tiver interesse em fazer a observação das aves, mesmo que não tenha experiência, pode contratar guias que o próprio parque oferece. O pacote para quatro pessoas custa, em média, R$ 220.

Ave da espécie garimpeiro, fotografada no Horto Florestal em Campos do Jordão.  — Foto: Arquivo pessoal / Thiago Carneiro

Ave da espécie garimpeiro

São José dos Campos

Outra oportunidade para observação de pássaros na região será entre esta quarta-feira (10) a domingo (14), quando o distrito de São Francisco Xavier, em São José, sedia o ‘Festival Avoando’ para observação de aves.

Durante um evento promovido pela Universidade de São Paulo (USP), o distrito foi um dos lugares escolhidos para a reintrodução da jacutinga, espécie ameaçada de extinção, e ainda o bicudinho-do-brejo-paulista.

Com cerca de 400 aves registradas, o distrito terá atividades locais, como na Casa de Cultura e no Parque Municipal de São Francisco, além de observações espalhadas por toda a cidade, como no Parque Vicentina Aranha, Parque da Cidade e Parque Natural Municipal Augusto Ruschi.

Ave da espécie papagaio-do-peito-roxo, fotografada no Horto Florestal em Campos do Jordão.  — Foto: Arquivo pessoal / Thiago Carneiro

Ave da espécie papagaio-do-peito-roxo

Ave da espécie caneleirinho-do-chapeu-preto, fotografada no Horto Florestal em Campos do Jordão.  — Foto: Arquivo pessoal / Thiago Carneiro

Site do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *