Ansiedade em cães, saiba como prevenir e curar

Ansiedade em cães, saiba como prevenir e curar
Qual é o seu sonho de cachorro? Um amigo para qualquer hora que caminhe calmamente ao seu lado, que seja amável com companheiros da mesma espécie, que receba as visitas com um suave abanar de cauda e deite tranquilamente aos seus pés quando você quer ler um livro ou assistir sua série favorita? Cães com esse perfil existem, sim, mas por traz de tanta delicadeza existe um trabalho árduo – raros são os que nascem com a estrela do paz e amor. A grande maioria só chega ao patamar da perfeição na terceira idade, mas nesta fase da vida podem surgir outras questões, como o medo de barulhos, de ficar sozinho, etc.
É fato que um cachorro ansioso precisa ser acalmado, mas nem todo cachorro que precisa ser acalmado é ansioso. Ele pode estar desconfortável devido à alguma situação específica, que chamamos de gatilhos – daí a importância de observar sempre o comportamento do peludo para identificar exatamente o que acontece. Cães que têm medo de banho, por exemplo, podem manifestar desconforto salivando, com aumento na frequência cardíaca e das pupilas, etc. quando percebem que estão a caminho do petshop. Se o bichinho sofre com barulhos como os de trovões, pode se mostrar inquieto quando não há nenhuma nuvem no céu, pois já sentiu a mudança eletrostática, imperceptível para nós. Há, ainda, a turma que tem ansiedade de separação que pode ser ajudada com programas de dessensibilização e até medicamentos, em casos mais severos.
Mas como baixar a bola de cães agitados por natureza?
1. A primeira dica é exercitá-lo muito. Caminhe, brinque, leve o bichão ao parque para que ele gaste energia e se socialize com outros peludos. Se o seu condicionamento físico ainda não é condizente com o do animal, invista em uma mochila para o cachorro. Um pouquinho de peso aumenta o esforço e ele ainda se sente importante por ter uma tarefa, a de carregar coisas.
2. O cansaço físico, no entanto, nem sempre é suficiente para aqueles ligados no 220V – eles precisam cansar a mente. O treinamento de obediência ajuda bastante, pois exige que o cachorro se concentre, e brincadeiras como caça ao tesouro e esconde-esconde divertem e drenam o excesso de energia. Observe, no entanto, como o bicho reage: alguns animais ficam tão excitados que o feitiço vira contra o feiticeiro!
3. Ossos e brinquedos recheáveis também são excelentes opções para entreter e cansar a cabeça do ligadão.
4. O contato físico e a massagem também fazem milagres, desde que você esteja calmo. Nossos amigões de quatro patas são extremamente sensíveis e podem ficar ainda mais agitados se você também estiver nervoso. Coloque uma música relaxante e escove seu animal. Não tenha pressa e converse carinhosamente com ele. Quando ele se tranquilizar, comece a massageá-lo.
Se nada disto adiantou e o seu cão esta ficando cada vez mais ansioso, a solução é um antidepressivo natural , sendo tratamento preventivo e curativo.
Cães vivem a vida de forma extremamente emocional. Você pode ver isso demonstrado em muitos aspectos, do comportamento bom e ruim, como por exemplo, aquele “grudento”, que não consegue afastar-se do seu responsável nem por um instante.
Quando animais de estimação experimentam uma mudança repentina, isto pode lhes perturbar o equilíbrio, tal como acontece conosco. A perda de outro cão (se é um “irmão” do cão em casa, ou o cachorro na porta ao lado que se muda para longe) ou de um ser humano amado (ou seu filho ou filha que cresceu e saiu de casa) pode ser um grande obstáculo emocional para um cão. Vivenciar um trauma, como uma lesão ou um ataque de outro cachorro, também pode ser um gatilho.
Mesmo uma mudança no clima pode desencadear um ataque suave de melancolia, especialmente para um cão que gosta de brincar fora de casa. A gravidade da depressão pode variar muito, dependendo do cão e sua habilidade de lidar. Tal como nós, na verdade.
CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE ESTE PRODUTO CONTRA A DEPRESSÃO CANINA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *