Amoroso e independente, shih tzu é apegado ao dono mas sabe se virar sozinho

Amoroso e independente, shih tzu é apegado ao dono mas sabe se virar sozinho
Ele é carinhoso, inteligente, brincalhão e adora estar pertinho do dono. Mas, dos cães de companhia, o shih tzu é o que melhor se adapta a ficar sozinho por longos períodos: mais independente do que outros cães do grupo, como o poodle e o maltês, não costuma latir em excesso ou bagunçar a casa.
Talvez seja por isso que a raça é a quarta mais desejada pelos paulistanos, com 879 novos registros no Kenel Clube de São Paulo no último ano. “Ele é um cachorro que gosta de estar com o tutor. Mas deita do lado e fica quietinho”. “Óbvio que também depende da educação. Metade do temperamento é genética e a outra vem do dono”.
A raça costuma ser confundida com o lhasa apso. Porém, apesar da semelhança física, tem diferenças que começam na sua origem, nos anos 1900 -enquanto o lhasa é um cão tibetano, o shih tzu foi desenvolvido na China, para viver nos palácios imperiais. Além disso, tem focinho mais curto, olhos mais redondinhos e costuma ser mais expansivo que o “irmão” peludo.

Raio-x da raça
País de origem China
Temperamento Ativo, carinhoso, independente
Porte Pequeno (até 8 kg)
É cão de apartamento? Sim
Com suas graciosas franjas, barba e bigode o Shih-Tzu não passa despercebido. Os cachorros dessa raça tendem a ser alegres e extrovertidos. São bons de colo e ótimas companhias para brincar. A raça se adapta fácil com espaços pequenos, por isso, se você mora em apartamento, o Shih-Tzu é o cão perfeito para você.
É um cachorro independente, mas, ao mesmo tempo, apegado à família. É uma das melhores raças de colo e tendem a ter bom comportamento. Por possuir porte pequeno, não necessita de passeios constantes, uma vez que a movimentação dentro de casa já é o suficiente para ele.
Por serem cães de alerta, pois latem quando acontece algo novo a sua volta, ocupam o 70º lugar no ranking de inteligência canina. Gostam muito de atenção e adoram estar presentes em tudo. Shih-Tzus ficam felizes em seguir o dono pela casa. São muito carinhosos, apegados e amigos.
Cuidados com o pelo
É importante escovar o Shih-Tzu todos os dias, o que dura em média 15 minutos. Se acostumado, isso vai se tornar uma atividade muito para os dois. Escovar o pelo vai mantê-lo sedoso, macio, brilhante e principalmente sem nós. É importante, também, cortar suas unhas, pois se ficarem muito grandes elas curvam para baixo, atrapalhando seu caminhar e até causando feridas nas patinhas.
Cuidados com os olhos
Os olhos do Shih-Tzu são proeminentes, além de estarem expostos a muitos pelos em volta. Por isso é importante manter seus olhos bem limpos. Para limpar essa região, é recomendado o uso de um lenço umedecido. Como eles têm pouco focinho, é preciso ter cuidado quando for passear na rua com ele, para que espinhos não entrem em seus olhos.
Exercícios
Essa raça adora brincar. Caminhadas curtas são suficientes para mantê-los saudáveis, tanto mental quanto fisicamente. Eles adoram jogos dentro de casa também, mas isso não elimina sua necessidade de passear. Eles tem uma tendência a ficar muito tempo deitados, então é importante incentivá-los a fazer atividades.

Visitar: loja jardim animal width=

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *