Amarelinha – Thunbergia alata

Nome Científico: Thunbergia alata
Nomes Populares: Amarelinha, Bunda-de-mulata, Bunda-de-negro, Carólia, Cipó-africano, Cu-de-cachorro, Erva-cabrita, Erva-de-cabrita, Jasmim-da-itália, Jasmim-sombra, Maria-sem-vergonha, Olho-de-poeta, Olho-preto, Suzana-dos-olhos-negros
Família: Acanthaceae
Categoria: Plantas Daninhas, Trepadeiras
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 1.8 a 2.4 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Anual, Perene
Esta trepadeira, apesar de ser perene, pode ser utilizada como anual. É rústica e apresenta caule volúvel de crescimento rápido. Suas flores são amarelas, com o centro preto, muito ornamentais, porém há variedades de flores de coloração branca, rósea, vermelha, creme e laranja e uma variedade de flores completamente amarela.

Suas folhas são pecioladas sagitadas, com alguns recortes pouco profundos. No paisagismo, é bastante utilizada para cobrir rapidamente cercas, treliças e pergolados, assim como esconder estruturas e objetos indesejados.

Deve ser cultivada a pleno sol e não é muito exigente quanto ao solo, devendo ser fertilizada com fontes de fósforo e potássio para uma intensa floração. Tolera a salinidade e não tolera geadas. Não necessita tutoramento. Multiplica-se por sementes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *