Almeirão-roxo – Lactuca canadensis

Almeirão-roxo – Lactuca canadensis

Nome Científico: Lactuca canadensis
Sinonímia: Cicerbita canadensis, Cicerbita elongata, Galathenium elongatum, Galathenium salicifolium, Lactuca sagittifolia, Lactuca steelei, Mulgedium canadense, Mulgedium integrifolium, Wiestia canadensis, Wiestia elongata
Nomes Populares: Almeirão-roxo, Almeirão-de-árvore, Almeirão-japonês, Almeirão-selvagem, Alface- de-árvore, Radite, Radite-cote, Orelha-de-coelho, Chicória
Família: Asteraceae
Categoria: Folhas e Flores, Medicinal, PANC, Plantas Daninhas, Plantas Hortícolas
Clima: Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América do Norte, Canadá, Estados Unidos
Altura: 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Anual

O almeirão-roxo é uma herbácea anual, ereta, vigorosa, lactescente, de caule ramificado e folioso. Pode alcançar facilmente os dois metros de altura se cultivado em sol pleno. Suas folhas, quase prateadas e com nervuras arroxeadas, são pontiagudas.As flores, de cor amarelo-claro, são dispostas em panículas amplas terminais, e lembram as flores da alface e do dente de leão (em uma coloração mais discreta).
Quando as flores se fecham, em pouco tempo geram “pompons” repletos de sementes pretas (aquênios com papilhos) – que vão semear tudo ao redor levadas pelo vento. Por essa facilidade de propagação, a planta também pode ser considerada como invasiva em algumas situações. Ela se propaga rapidamente em jardins, vasos, frestas de calçadas, quinas, hortas, pomares, e por aí vai.

É uma planta anual, e como tal cresce, floresce, semeia e encerra seu ciclo em até um ano. É uma hortaliça que você não terá trabalho algum em cuidar, mesmo em épocas de seca. Sua propagação é exclusivamente por sementes. Para plantar as sementes basta cobri-las com uma fina camada de terra direto no canteiro ou vaso e manter o solo úmido até a germinação se completar. Sem nenhum mistério.

site do café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *