ABACAXI, Como plantar? Qual o melhor adubo?

Como plantar? Qual o melhor adubo?

Uma das frutas mais populares na mesa dos brasileiros, o abacaxi (da família das bromeliáceas) – rico em cálcio, potássio e vitaminas A, B e C – pode encurtar o caminho até a cozinha e ser plantado no pomar ou cantinho verde da sua casa.

      Fácil de cultivar, a iguaria precisa apenas de alguns cuidados especiais para se desenvolver, pois conta com um sistema de plantio bastante simples e eficaz. Ideal para os jardineiros iniciantes, a produção da fruta baseia-se na utilização da sua coroa, que é o ponto de partida para a brotação das futuras raízes. Por essa razão, o abacaxi utilizado no processo deve estar no ponto: nem verde e nem maduro demais para que os resultados esperados sejam alcançados.

Você deverá medir aproximadamente 2,5 cm na extremidade ao cortá-lo. Após isso, remova a casca ao redor da polpa e as folhas que estão próximas a ela. Notará então, que restará uma parte que expõe o interior dos ramos de folhas. Esta parte é amarelada e firme. É a partir dela que novas raízes serão criadas.

  Deixe então a coroa com parte da polpa em um copo (ou algum outro recipiente de sua escolha) com água filtrada ou água da chuva. Após alguns dias (aproximadamente duas semanas) você notará alguns ramos descendo pela água, o que virá a ser a nova raiz. Uma observação importante é nunca deixar que as folhas fiquem molhadas ou submersas.

Passado esse tempo, é hora de plantar a coroa com raiz em um vaso de aproximadamente 15 centímetros de diâmetro. O próximo passo é preparar a terra. Ela deve conter 2 partes de terra fibrosa, 1 parte de turfa e 1 parte de areia, misturadas. Retire a muda da água e ajeite-a na cova, depositando terra ao redor da coroa. Enterre as raízes do abacaxi delicadamente, fazendo com que a terra cubra esta parte. O recipiente deve então, permanecer em um local com bastante luz e temperatura média de 25°C.

      Um mês depois do plantio, convém trocar o recipiente do abacaxi por outro de 25 cm de diâmetro, no qual deve-se colocar: uma parte de terra fibrosa, outra de areia e mais uma de turfa (material de origem vegetal com capacidade de segurar água e sais minerais).

No decorrer do dia a dia, o pé da fruta deve ser pulverizado com água, podendo ser regado até duas vezes por semana, na coroa. Evitar molhar diretamente a terra pois pode causar o apodrecimento das raízes. Caso a pulverização não esteja sendo suficiente, molhar de baixo para cima, usando um pratinho com água embaixo do vaso furado.

      A adubação também é necessária e pode ser realizada a cada três meses aproximadamente.

  Ressaltamos que a produção caseira de abacaxi não é rápida. Em condições ideais, é provável que o primeiro fruto apareça após um ano, ou até mais.

      O fruto não será de porte grande, mas o interessante é saborear uma fruta de produção própria, que além de deliciosa irá ajudar na decoração da sua casa ou jardim. Sem falar na diversão em cuidar do querido pézinho de abacaxi.

Todas planta precisa de um bom adubo, tem pessoas que gostam de adubos orgânicos e tem outras pessoas que gostam de adubos quicos compostos, veja qual você mais gosta, clicando abaixo:
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O ADUBO ORGÂNICO PARA O ABACAXI
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O ADUBO QUÍMICO COMPOSTO PARA O ABACAXI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *