5 dicas para ajudar o seu filhote a dormir a noite toda

Você quer fazer o seu filhote dormir a noite toda? A seguir, vamos dar algumas dicas úteis.

 

Se você está pensando em adotar um filhote, pode ser que surjam muitas dúvidas. Isso é normal. Esse momento é um dos mais delicados na vida de um cachorro, e nós devemos orientá-lo e ajudá-lo a superar seus medos. Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas para ajudar o seu cachorro a dormir a noite toda.

Mantenha o filhote perto de você

Os cães são animais familiares e, por isso, preferem que todos os membros da família fiquem juntos, principalmente para descansar. Se acrescentarmos a isso o fato de que o cachorro que acabamos de adotar é um filhote, a necessidade de apego será ainda maior, se é que isso é possível.

Não deixe o seu filhote dormir sozinho a noite toda. Ele vai se sentir mal, vai sofrer e poderá ficar com um trauma. Se você não quer que o cachorro suba na cama, coloque a cama dele perto da sua, para poder alcançá-lo com uma das mãos.

Trabalhar o olfato para ajudar o seu filhote a dormir

O exercício físico – sair para correr, caminhar, jogar bola – é cansativo, mas produz eustresse, ou estresse positivo. Como explicado, esse tipo de estresse não é negativo. É como se fôssemos fazer uma viagem com a qual estamos sonhando há anos: ficaríamos nervosos com algo que não é negativo, mas que certamente nos impediria de dormir bem.

O mesmo acontece com um cachorro: a atividade física pode deixá-lo cansado, mas ele ficará com muitos hormônios ativos que lutam contra o sono. O que realmente esgota um cachorro é trabalhar o olfato.

dicas para ajudar o seu filhote a dormir a noite toda

Uma ideia é esconder alimentos em um cômodo da casa, tendo previamente ensinado ao animal o comando ‘procurar’. Se for verão, é possível colocar pequenos pedaços de um alimento apetitoso em uma bacia de água para que ele os procure.

Por outro lado, no mercado, podemos encontrar uma infinidade de brinquedos que servem ​para que o cachorro procure a comida através do olfato. Além disso, esse tipo de brinquedo também ajuda o cachorro a controlar a frustração e, portanto, são atividades ideais para promover a boa educação canina.

Um lugar tranquilo para ajudar o seu filhote a dormir

Tanto para o cachorro quanto para nós, o local de descanso deve ser silencioso. Devemos evitar barulhos, assim como dormir com a televisão ligada ou luzes fortes.

Também é importante destacar que alguns cães têm medo do escuro. Eles podem apresentar ansiedade ou estresse diante dessa situação. Para ajudar o seu filhote a dormir a noite toda, você pode acender uma pequena luz com um tom quente e iluminação bem baixa para que o cachorro possa enxergar um pouco, mas sem afetar o seu ritmo circadiano.

dicas para ajudar o seu filhote a dormir a noite toda

Tente se adaptar ao ritmo circadiano natural do cachorro

O ritmo circadiano é um conjunto de mecanismos físicos, químicos e comportamentais que nos fazem ter o comportamento que temos. No caso do cachorro, seus níveis hormonais indicam que ele deve estar ativo ao amanhecer e ao anoitecer. Portanto, esse é o melhor momento para brincar com o nosso cachorro.

É também o horário indicado para alimentá-lo, quando podemos evitar simplesmente dar a comida em uma tigela. Assim, podemos elaborar um desafio para obtê-la. Por exemplo, coloque a comida dele em diferentes copos plásticos e, em seguida, empilhe os copos. É uma maneira divertida de se alimentar!

Outro exemplo seria colocar a comida em uma caixa cheia de panos velhos e jornais. Ele vai demorar um pouco para encontrar a comida, vai se sentir mais satisfeito e poderá superar a frustração ao compreender que a comida acabou.

Nossa melhor arma, a paciência

O filhote acabou de chegar à nossa casa e são muitas as mudanças que podem causar estresse e medo. Afinal, ele ainda é um bebê, e devemos aceitar que ele vai chorar, reclamar e que vamos dormir menos durante o primeiro mês, até que ele se adapte totalmente.

 

site do café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *