A prata coloidal é um composto de prata que foi usado na medicina nas décadas passadas.
Elementos como prata e ouro têm sido usados desde a antiguidade não apenas pelo seu valor financeiro, mas também por causa das suas possíveis propriedades curativas. O uso da prata se espalhou em suas diversas formas, e a prata coloidal é uma delas.
No entanto, com o avanço da ciência, muitas dessas terapias caíram em desuso por causa dos seus efeitos a longo prazo.
O que é a prata coloidal?
Assim como o próprio nome indica, a prata coloidal consiste em um coloide, ou seja, uma solução, neste caso, de pequenas partículas de prata que ficam dispersas em um solvente que geralmente é a água destilada.
A prata coloidal é fabricada por meio de processos de eletrólise, de modo que as partículas de prata ficam carregadas e se repelem, fazendo com que fiquem suspensas na solução.
Propriedades da prata coloidal
Além das propriedades físico-químicas que já mencionamos, a prata coloidal tem vários efeitos ao reagir com organismos vivos:
- Bactericida. Desde meados do século passado, ela tem sido usada como antisséptico na medicina, embora o seu uso tenha sido substituído pelos antibióticos modernos.
- Bacteriostático. Impede a reprodução das bactérias.
- Antiviral. As nanopartículas de prata podem desativar certos vírus, tais como o vírus da cinomose em cães ou a hepatite B.
- Antifúngico. Os compostos de prata têm efeitos inibidores do crescimento sobre fungos e leveduras.
- Neutralização de toxinas. A prata é um elemento que se liga às toxinas e, assim, consegue excretá-las.

Usos ao longo da história
Atualmente, o uso da prata coloidal gera controvérsia porque, embora haja casos documentados do seu uso para o tratamento de doenças, os efeitos colaterais são graves demais para que ela seja considerada uma terapia eficaz e livre de riscos.
Mesmo assim, existem muitas pseudoterapias que apoiam a sua eficácia.
Para tratar infecções
Por causa das suas propriedades antibacterianas, a prata coloidal foi usada para curar infecções causadas por bactérias, tais como as infecções cutâneas.
Como tratamento para doenças virais
Décadas atrás, a prata coloidal era usada para tratar doenças como a cinomose ou a hepatite B em cães, assim como em outros animais, tais como macacos ou bovinos. De fato, graças à sua ação contra patógenos como vírus e bactérias, foram alcançados bons resultados em alguns casos.
Foi por esse motivo que esse composto se tornou tão popular. No entanto, atualmente sabemos que existem efeitos colaterais tóxicos, de modo que ela não é considerada um tratamento completamente seguro e eficaz pela medicina, sendo considerada um tratamento alternativo.