Tudo sobre bem-te-vi: conheça o pássaro mais famoso do Brasil

0
14

Diversos apaixonados por pássaros se dedicam a reconhecer e a diferenciar o canto das espécies. Mas se tem um pássaro cujo canto quase todo mundo está familiarizado é o do bem-te-vi.

Não é difícil entender o porquê desse sucesso. Além de ser um dos pássaros mais encontrados no Brasil, seu nome é justamente uma onomatopeia do som trissílabo que ele emite.

A seguir, vamos saber tudo sobre o pássaro bem-te-vi, essa espécie tão querida e famosa no Brasil!

Classificação científica do bem-te-vi

Passeriformes, os bem-te-vis fazem parte da família dos Tiranídeos, que abriga quase 34% das espécies migrantes intracontinentais.

Além dos bem-te-vis, também fazem parte da família uma série de outras espécies. Os alegrinhos, os papa-moscas, os suiriris, entre outros passarinhos são alguns exemplos.

Confira abaixo a classificação científica do bem-te-vi:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Passeriforme
  • Família: Tyrannidae
  • Gênero: Pitangus
  • Espécie: Pitangus sulphuratus

A classificação científica do bem-te-vi pode se desdobrar ainda em dez subespécies conhecidas e distribuídas por diferentes países da América.

Origem e distribuição geográfica do bem-te-vi

Quem vê o pássaro bem-te-vi cantando por aí nem imagina que a espécie não é encontrada em outros continentes.

Na América, os diferentes tipos de bem-te-vi podem ser vistos desde o Alasca, nos Estados Unidos, até a Terra do Fogo, na Argentina. No Brasil, o pássaro é uma das espécies mais conhecidas, o que se deve principalmente à sua fácil adaptação.

Diferentemente de outras espécies vistas com mais frequência em áreas verdes, o passarinho vive bem no ambiente urbano. Mesmo em cidades grandes, não é raro ouvir seu canto pela manhã e observá-lo em árvores ou antenas. Um verdadeiro presente da natureza, não é mesmo?

Principais características físicas da ave

Da ordem dos passeriformes, trata-se uma ave de porte médio, com 20 a 25 cm de comprimento e peso aproximado entre 52 e 68 g.

Uma de suas características mais marcantes é o dorso pardo. A cor da barriga também chama a atenção, afinal, quem nunca se encantou com esse traço bem-te-vi amarelo?

Outro aspecto chamativo é a presença de uma faixinha branca na cabeça, como se fosse uma sobrancelha. Possui um bico preto longo, resistente e achatado, e não apresenta dimorfismo sexual. Isto é, tanto a bem-te-vi fêmea como o macho são idênticos, apresentando essas mesmas características.

Alimentação do pássaro bem-te-vi

Assim como é verdade para a maior parte das espécies de pássaros, o bem-te-vi também tem uma alimentação variada. Isso ajuda a explicar por que ele se adapta tão bem a diferentes habitats.

No entanto, o bem-te-vi é um pássaro insetívoro, alimentando-se principalmente de insetos.

Outros alimentos entram na dieta, como frutas, ovos, flores, minhocas, crustáceos, girinos e até pequenos roedores! Como dá para perceber, o bem-te-vi gosta muito de proteína!

Curiosidades sobre o passarinho bem-te-vi

Como todo bichinho, esse querido pássaro reserva alguns fatos interessantes. Confira!

Personalidade forte

Apesar do tamanho e da simpatia, o pássaro é bastante territorialista e agressivo, especialmente no período de reprodução. É comum encontrá-los ameaçando gaviões, urubus e até seres humanos que se aproximam de seu território.

Passarinho das chuvas

Algumas pessoas acreditam que o pássaro é capaz de anunciar a chegada da chuva. De acordo com a crença popular, quando vários bem-te-vis começam a cantar, pode se preparar: vem pé d’água por aí!

Muito amor envolvido…

São passarinhos monogâmicos, ou seja, passam a vida toda com o mesmo par. Além disso, o bem-te-vi macho e a fêmea costumam trabalhar juntos na construção de ninhos, juntando materiais como gramíneas, gravetos e musgos.

Gostou de saber tudo sobre bem-te-vi?

site do café

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here