Tipos de rottweiler: saiba as diferenças entre eles

Com os pets considerados membros da família, tornou-se cada vez mais esquisito falar em raças de cães para trabalho. No entanto, algumas delas permanecem associadas a determinadas funções, como é o caso dos diferentes tipos de rottweiler.

Fortes e imponentes, eles ainda são vistos pela maior parte das pessoas como cães de guarda e não de companhia. Como prova, basta lembrar das inúmeras plaquinhas de “cuidado: cão bravo” que trazem a raça na imagem.

O que muitos não sabem é que existe mais de um tipo de rottweiler, ainda que eles apresentem temperamento e características muito semelhantes. Vamos saber mais sobre o rottweiler americano e sobre o rottweiler alemão?

Rottweiler alemão: origem e características

Falar sobre tipos de rottweiler é motivo de controvérsia. Isso porque, para muita gente, o rottweiler alemão é o único que pode ser considerado puro. De fato, embora a origem da raça não seja plenamente documentada, acredita-se que ela tenha surgido na Alemanha.

Dizem os historiadores que a raça é resultado de cruzamentos seletivos entre pastores e mastins alemães. Tais cruzamentos teriam sido feitos pelo exército do Império Romano a fim de obter uma raça capaz de proteger os acampamentos.

Ainda segundo essa teoria, o nome seria derivado de Rottweil, cidade onde os rottweilers se popularizaram desempenhando ainda outra função: puxar os carrinhos de carne dos açogueiros da região. Abaixo, listamos algumas das principais características físicas da raça:

  • Cauda longa;
  • Focinho curto;
  • Corpo robusto e compacto;
  • Comprimento aproximado entre 50 cm e 68 cm;
  • Peso estimado entre 43 kg e 50 kg,
  • Pelagem preta com marcações na cor castanho.

Rottweiler americano: origem e características

Enquanto algumas teorias apontam que o rottweiler alemão (ou puro) seria resultado do cruzamento entre pastor e mastim alemão, sabe-se que o rottweiler americano é descendente direto do rottweiler alemão.

Na verdade, para muitos, o tipo americano sequer deve ser reconhecido como raça, já que seria apenas uma versão “não regulada” do primo europeu. Daí as diferenças físicas entre um e outro.

rottweiler correndo em gramado

Nesse sentido, uma das principais diferenças entre os tipos de rottweiler diz respeito ao tamanho. Em geral o rottweiler americano é maior que o rottweiler alemão. Isso porque, nos Estados Unidos, o mais comum é priorizar o cruzamento entre os maiores filhotes da ninhada.

Afinal, por serem muito procurados como cães de guarda, acredita-se que quanto maior for o rottweiler, mais intimidador ele será para possíveis intrusos na propriedade.

Quanto ao rabo, o do rottweiler americano também é longo, como o do alemão. No entanto, é comum que os tutores o cortem, prática não recomendada e considerada crime no Brasil.

Temperamento do rottweiler: ele é mesmo um cão bravo?

Independente de ser americano ou alemão, o temperamento dos diferentes tipos de rottweiler é muito parecido: trata-se de um cachorro inteligente, companheiro e muito leal.

Assim como é verdade para todas as outras raças, comportamentos indesejados, como agressividade e latidos em excesso, estão diretamente ligados ao tipo de criação que o tutor dá ao rottweiler cabeça de touro desde que este é filhote. Caso seja socializado e adestrado corretamente, é improvável que ele se torne o cão feroz temido pela vizinhança.

Mas é preciso cuidado! Lembre-se de que estamos falando de uma raça muito forte, cuja mordida pode resultar em acidentes graves. Para quem nunca teve um cachorro grande antes, o ideal é contar com a ajuda de um especialista no adestramento do pet.

cachorro rottweiler parado com mar ao fundo

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *