É o caso de uma entrevistada. Ela conta que além de um cachorro, tem uma tartaruga tigre d’agua, que é a espécie mais comum de animais exóticos adotados. “Preocupo com a alimentação e os cuidados básicos. Coloco na água três vezes por dia para se alimentar. Tenho muito zelo, pois já são 10 anos que a tenho; já é um membro da família”, diz.
Tartarugas, jabutis e cágados
Muitas pessoas não conseguem distinguir a diferença existente entre as tartarugas, os jabutis e os cágados. Embora sejam aparentemente semelhantes, os três possuem características próprias. Por isso, para quem pretende adotar um deles, vale considerar cada perfil.
Criação legal
Para a comercialização de um animal silvestre ou exótico como a tartaruga é preciso ter uma autorização. Antes, ela era emitida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos renováveis (IBAMA), mas atualmente esse serviço está em processo de transferência para ser realizado exclusivamente pelo Instituto Estadual das Florestas (IEF).
Fatores como a comercialização ilegal e a alimentação das tartarugas têm contribuído para a queda do número das espécies. De acordo com a lista vermelha de animais ameaçados de 2010, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), 58,8% das 228 espécies listadas de quelônios são consideradas ameaçadas de extinção. “As tartarugas são os animais mais ameaçados dentre os grupos dos vertebrados. Mais que aves, mamíferos, peixes cartilaginosos e anfíbios”.
A loja JARDIM ANIMAL tem as melhores rações para cágados, iguana, jabuti tartarugas, conta também com o desinfetante
Amônia Quaternária, que é responsável por limpar e esterilizar o ambiente de seus animais, para conhecer os produtos basta clicar na imagem abaixo:
