Saiba tudo sobre o olhar pidão dos cães

Saiba tudo sobre o olhar pidão dos cães
Os cães são animais tão companheiros para os seus tutores, que muitas vezes nós humanos não conseguimos resistir às carinhas de pidão e claro, fofas, desses pets. Mas, engana-se quem pensa que isso não tem uma explicação científica e é relacionado apenas ao seu coração mole. Isso porque a função desse olhar de pidão dos cães já pode ser comprovado por estudos e variadas pesquisas na área.
O ato dos caninos se expressarem com uma carinha de “pena” acontece em determinadas situações, como depois de aprontar ou mesmo para pedir comida humana aos tutores. E a explicação para isso pode ser resumido em duas palavras: evolução e sobrevivência.
Ao longo do processo evolutivo, os cachorros conseguiram desenvolver músculos faciais para aprimorar a capacidade de comunicação com os seres humanos. É o que comprovou um estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos e do Reino Unido.
A pesquisa constatou que após 20 mil anos de convivência, os cachorros desenvolveram um dos gestos mais presentes na comunicação de um ser humano com outro, que é a expressão facial. Toda a habilidade de levantar as “sobrancelhas” e manter os olhinhos arredondados dos filhotes permitiu até uma maior sobrevivência de certas raças ao longo do tempo.
O estudo comparou até a anatomia facial entre os cães e os lobos. Resultado? Os pesquisadores notaram que a musculatura de ambos animais era semelhante, mas os cães se destacaram por possuir um músculo pequeno perto dos olhos, o anguli oculi medialis, que facilita o movimento da sobrancelha interna.
Um pequeno detalhe, mas que faz muito a diferença, já que com o movimento, reações emocionais são despertadas nos seres humanos. Com isso nós acabamos tendo um desejo ainda maior de cuidar dos cachorrinhos.
Isso fez com que a convivência do humano com o pet fosse cada vez fortificada e, claro, o pet se tornasse o melhor e mais fiel amigo dos seus tutores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *