Porquinho-da-índia ajuda as crianças a criarem senso de responsabilidade.

Porquinho-da-índia ajuda as crianças a criarem senso de responsabilidade.
São animais ideais para animais de estimação e para qualquer idade. Reconhecem o dono e saúdam-no alegremente com cuís-cuís sonoros quando este chega a casa. Reconhecem muito bem o saco da comida que também saúdam com entusiasmo.
O Porquinho da Índia é um animal que parece ter nascido para comer. Não é que coma grandes quantidades, mas passa o tempo a petiscar. Come, dorme e vai petiscando nos intervalos.
Tem vários sons que articula nas mais variadas situações. Os Cuí-Cuí são os mais característicos, mas também outro som que parece um bater de dentes é usado com frequência. Quando estão dois ou mais porquinhos juntos, parece que têm longas conversas.
Os porquinhos são animais sociais e vivem em grupos. Se tiver possibilidade tenha 2 animais juntos. Se não quiser crias o ideal serão duas fêmeas ou dois machos que estejam juntos desde pequenos. Nunca coloque 2 machos com algumas fêmeas pois estes vão lutar e ferir-se. Tenha atenção ao introduzir um animal estranho com outros residentes. Se não for possível ter dois porquinhos juntos, passe algum tempo com o seu porquinho. Faça-lhe companhia. Pegue-lhe diariamente ou deixe-o sair um pouco da gaiola. Tenha cuidados com plantas venenosas, fios eléctricos ou móveis pois os porquinhos podem roer tudo. A construção de um parque para as brincadeiras é o ideal. Se o dono for uma criança pequena, esta deve ser ajudada por um adulto e ensinada a pegar e tratar do animal de modo a não o stressar ou magoar.
Os porquinhos não são animais muito enérgicos e muitas vezes é necessário “obrigá-los” a exercitar-se. Existem alguns truques com os quais podemos fazer os nossos porquinhos praticarem um pouco de ginástica. O uso de rampas, troncos, bolas para o feno, casotas, etc., podem ser objectos usados para exercício.
Se decidir ter um ou mais porquinhos como animal de estimação compre um porquinho novo para que ele se habitue a viver consigo mais facilmente. A partir das 4 semanas os porquinhos estão prontos para deixar as mães e ir para a casa dos novos donos. Peça ao vendedor um recibo onde seja mencionada a compra do porquinho. Se for um animal de raça pura, peça o pedigree a comprová-lo.
PEQUENAS DICAS PARA MANTER UM PORQUINHO SAUDÁVEL
Mantenha o porquinho em boas condições de higiene, limpando regularmente a gaiola. A gaiola deverá estar num local fresco e seco, longe de correntes de ar ou exposição directa de calor, chuva, etc.   O seu porquinho nunca pode estar sem água para beber. Preocupe-se em muda-la pelo menos uma vez ao dia.
Utilize uma ração de boa qualidade assim como o feno e tenha cuidado ao armazenar os mesmos não os deixando apanhar humidade ou exposição prolongada de luz solar ou calor. Mantenha o porquinho escovado, vigie o tamanho das unhas e dos dentes, as glândulas e as orelhas limpas. Observe regularmente as zonas genitais. Nunca deixe um porquinho molhado após o banho.
 Providencie para que o seu porquinho tenha uma dieta rica em alimentos frescos, equilibrada em vitaminas e outros nutrientes. Faça um calendário de desparasitação (interna e externa) com o veterinário e cumpra-o.
 Não corra riscos desnecessários como gravidezes fora de tempo, sujeitar o animal a excessos de calor ou frio, situações de stress, etc.  Aprenda a conhecer bem o seu porquinho para poder detectar situações anormais e agir rapidamente consoante as mesmas.
 Em caso de doença, não espere pelo dia seguinte… Muitas vezes a recuperação de um animal depende do tempo que demoramos a contactar o veterinário. Certifique-se que tem o telefone de urgência do seu veterinário.

Visitar: produtos para roedores width=

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *