Por que meu cachorro come terra? Veja 3 causas possíveis

Como todo bom tutor, você se esforça para garantir a melhor alimentação para seu filho de quatro patas. Passa um tempão escolhendo a ração que parece mais completa e apetitosa, oferece somente petiscos de qualidade, etc. Eis que, um belo dia, você olha para o seu amigo e se dá conta de um comportamento curioso: o cachorro come terra.

Ainda que não seja rara, a Dra. Beatriz Helena Bauman Viana, médica-veterinária da Petz Ipiranga, alerta que é importante levar a questão a sério. “Quando o cachorro come terra ele está mostrando para você que alguma coisa está errada”, diz. Vamos descobrir o que pode ser?

Conheça 3 possíveis causas para o cachorro comer terra

Na infância, brincando no jardim, muitas crianças já se empolgaram e acabaram comendo terra. Mas se você faz parte desse grupo que não sabe porque cachorros comem terra, saiba que existem possíveis causas para isso.

Portanto, embora alguns cães filhotes façam isso por curiosidade, se de uma hora para outra o comportamento do cachorro envolve comer terra, é provável que não seja por uma questão de paladar. Em vez disso, o hábito pode indicar um destes 3 problemas:

1. Deficiência de vitaminas e minerais

Assim como nós, seres humanos, os cachorros também dependem de uma série de vitaminas e minerais. Geralmente obtidos a partir da alimentação, esses nutrientes auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Como exemplo, a vitamina A participa da síntese de hormônios e da regulação da pele. Já as vitaminas do complexo B contribuem na metabolização da glicose, entre outras funções.

Rações de qualidade, em especial aquelas do tipo super premium, já oferecem a quantidade adequada de vitaminas e de minerais de acordo com a idade e porte do pet. No entanto, se você oferece outro tipo de ração em quantidade insuficiente, essa pode ser uma causa do problema.

2. Parasitas intestinais

Uma alimentação deficitária não é a única causa da deficiência nutricional. Existem outros problemas de saúde que podem dificultar a absorção de nutrientes pelo organismo. É o caso, por exemplo, dos parasitas intestinais.

Portanto, se você oferece somente rações de qualidade — ou se segue à risca as orientações do veterinário no caso da alimentação caseira — e mesmo assim o cachorro come terra, esse é outro motivo possível.

3. Problemas psicológicos

Do mesmo modo que as pessoas, os cães podem desenvolver comportamentos curiosos quando estão entediados ou deprimidos. Nesse sentido, muita gente apresenta hábitos autodestrutivos, como roer as unhas, cutucar a pele, etc. E com os pets ocorre algo semelhante!

Ainda mais nas grandes cidades, onde os cães passam boa parte do dia no ambiente fechado do apartamento. Dessa forma, quando estão sozinhos e sem ter o que fazer, é comum que desenvolvam comportamentos como lambedura excessiva das patas.

Outro comportamento que pode surgir é o de destruir e de “comer” o que encontram pela frente, inclusive cavando e comendo terra. Além de espantar o tédio, a Dra. Beatriz destaca também para outro motivo de fundo psicológico que pode levar o cachorro a comer terra.

“Nossos cães ficam bastante tempo sozinhos nos dias atuais por conta da vida corrida da maioria das pessoas. Eles podem adquirir esses hábitos também para chamar a atenção dos tutores”, diz.

Lembre-se de que, para um cachorro que passa muito tempo sozinho, mesmo uma bronca é melhor do que não receber atenção nenhuma.

O que fazer quando o cachorro come terra?

Como visto, embora possa ser resultado da curiosidade canina, quando cachorro come terra pode indicar alguns problemas. Sem contar que a ingestão é potencialmente perigosa. “O maior problema é o que vem junto com a terra. Muitas vezes ela tem substâncias nocivas”, afirma a veterinária.

Sendo assim, o melhor é sempre procurar ajuda especializada. “Você deve procurar um veterinário para diagnosticar o que está acontecendo com o seu melhor amigo”, diz a especialista. “Ele irá investigar a rotina do cão, assim como a alimentação e os hábitos dele para poder ajudar o tutor a lidar com esse comportamento”, complementa.

Em caso de deficiência nutricional, se ela for resultado de uma alimentação pobre em nutrientes, a solução é uma mudança na dieta, orientada pelo veterinário. Ou se o problema for a absorção, ele poderá recomendar o uso de vermífugos ou outros medicamentos que ajudem a tratar a doença que está causando a condição.

Por último, se todas as causas físicas forem descartadas e o veterinário identificar que se trata de um comportamento de cachorro de origem psicológica, é indicado fazer mudanças na rotina do pet.

“Se ele estiver ficando muito tempo sozinho em casa, crie uma rotina de passeios diários com ele, dê brinquedos, ossinhos ou um companheiro”, diz a veterinária. “Hoje em dia, existe também a opção de deixá-lo numa creche para se divertir e gastar energia”, finaliza.

Agora que você sabe os motivos por que seu cachorro come terra, certifique-se de levar seu animal ao veterinário para um diagnóstico completo.

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *