Pato Carolino

Pato Carolino
Nome no Brasil:Pato Carolino
País de origem:América do Norte
Descrição
Esta é uma ave de médio porte. O macho tem a cabeça e as partes superiores na coloração azul metalizada e verde; a cabeça tem linhas brancas finas; a parte superior da garganta é branca; a parte lateral do pescoço e o peito, ambos de coloração castanha avermelhada escura, têm pintas brancas. A fêmea tem a cabeça mais escura, ausência de estrias pálidas na face, contorno diferente na base do bico, unha escura, além de pintas mais finas nos flancos.
Comprimento: 43 a 51 cm
Peso: 4 a 8 kg
Expectativa de vida: 4 a 15 anos
Características
O Pato Carolino é uma ave muito fácil de ser domesticada. Ele pode ser arisco, mas se for mantido em contato com humanos torna-se bastante manso. Apesar de ser vítima de caçadores, existem relatos que esta ave é usada como animal de estimação. O nome científico vem do latim: Aix Sponsa, que significa “vestido de noiva”, uma justa homenagem a sua linda plumagem.
Cuidados básico
O Pato Carolino pode sofrer de várias doenças como gripe aviária, peste dos patos, cólera aviária, botulismo, aspergilose, sarcosporidiosis e intoxicação por chumbo. O botulismo, por exemplo, pode infectar humanos que entrarem em contato com a ave, sendo até mortal. Por isso, higiene, limpeza e visitas periódicas ao veterinário são fundamentais para manter a boa qualidade de vida deste animal.
Alimentação
Este animal se alimenta de sementes, castanhas e plantas aquáticas, além de mergulhar para capturar pequenos moluscos. Membros desta espécie adoram pastar em terra firme. Em cativeiro, alimenta-se de ração de galinha, sendo ração inicial até o primeiro mês e após este período, ração de crescimento.
Espaço para criação
O ambiente mais adequado para servir de habitat para esta ave é uma pequena casa na copa de uma árvore perto de um lago ou lagoa. Se não houver árvores disponíveis, recomenda-se a construção de uma caixa de madeira de 4 x 4 m, a pelo menos 5 m do solo. Isto servirá de abrigo para a ave e deve ter, em seu exterior, espaço para vasilhas com água e ração. Abaixo desta casa, recomenda-se que haja uma vegetação gramínea, para facilitar o pouso da ave. Além disso, é preciso uma tela para proteger o Pato Carolino de possíveis ataques de outros animais, domésticos e selvagens.
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *