Linguagem canina: sinais para entender os sentimentos dos cães

Linguagem canina: sinais para entender os sentimentos dos cães
Linguagem canina: sinais para entender os sentimentos dos cães
Queremos a todo o momento agradar os nossos cães, dando os mimos que eles mais gostam e criando um ambiente onde eles se sentem amados. Mas como podemos fazer o que é melhor se não entendermos como eles estão se sentindo? Para isso podemos interpretar alguns dos sinais comuns na linguagem canina de quando estão alegres, tristes ou como medo e que podem nos dar uma boa ideia de como estão.
O rabo é um dos melhores indicadores de emoções dos cães. Involuntariamente os cães o movem de acordo com os sentimentos daquele momento: o rabo e o traseiro se movendo bastante é a melhor situação para se esperar, porque significa que o cão está feliz. Já o rabo abanando lentamente pode significar confiança ou uma situação de alerta. O rabo entre as patas, como bem sabe o conhecimento popular, significa que o animal de estimação está com medo de algo, mas o rabo parado para cima ou para trás pode ser um sinal de agressividade.
Outras expressões dos cães também ajudam nessa comunicação, como as orelhas, que ficam atentas ou relaxadas dependendo da situação. As posturas são mais fáceis de interpretar pois um cão com medo ou assustado costuma ficar acanhado no seu canto, enquanto um cão brincalhão, que te segue e se alimenta bem, sinaliza que está feliz.
Os cães têm também uma incrível facilidade de se comunicar por sons. Latidos podem ter muitos significados, seja para afastar uma ameaça ou para cumprimentar alguém amigável. Os sons da nossa voz também ganham significado aos ouvidos dos cachorros e eles conseguem aprender centenas de sons, mas como não conseguem interpretar comandos no contexto de frases, as palavras precisam ser curtas e claras.
A convivência ao longo do tempo cria essa conexão especial entre tutor e pet, que passam entender o que o outro está sentindo e normalmente já sabem o que fazer para alegrar seu dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *