Guia para o período de alimentação dos filhotes de pássaros.

Guia para o período de alimentação dos filhotes de pássaros.
Deve-se oferecer aos pais alimentação farta e variada. A farinhada com ovo cozido deve ser administrada em pequenas quantidades e várias vezes ao dia. Pode-se usar verduras como o almeirão, chicória e couve, sempre muito bem lavadas e frescas, bem como maçã e jiló.
O uso de variedades de sementes também é importante. Além do alpiste, a aveia sem casca (especialmente na primeira semana) e o Níger devem ser oferecidos em comedouros separados. Alguns criadores costumam usar pão molhado no leite, com muita aceitação pelas fêmeas. O preparo é feito usando pão de sal, amanhecido, descascado e cortado em fatias, que são mergulhadas em água. As fatias intumescidas são espremidas e colocadas novamente na água, repetindo-se a operação várias vezes. Depois, mergulhadas em leite, novamente espremidas e oferecidas aos pássaros. Alguns pássaros não alimentam ou alimentam mal os seus filhotes, apesar dos cuidados do criador.
Nesses casos, recomenda-se além da retirada do macho, oferecer água de beber açucarada por um dia e pedaços de maçã. Outro recurso que pode ser usado, principalmente para as fêmeas que saem pouco do ninho, é retirar o ninho com os filhotes por alguns momentos. Essa manobra faz com que a fêmea se alimente e ao voltar ao ninho, acabe alimentando os filhotes.
É sempre interessante colocar várias fêmeas para chocar ao mesmo tempo, ainda que para isso seja preciso esperar alguns dias. Caso falhem todas as manobras para estimular uma fêmea preguiçosa a tratar sua ninhada, resta ainda a possibilidade de distribuir os filhotes entre as fêmeas que estejam tratando bem. Alguns criadores costumam auxiliar as fêmeas, administrando papinha no bico dos filhotes. Esse procedimento não deve ser usado o tempo todo, mas acreditamos que nos dois ou três primeiros dias de vida é muito importante, pois permite administrar aos filhotes vitaminas e medicamentos eficientes no tratamento, por exemplo, da colibacilose, patologia responsável pela maioria das mortes no ninho. Além disso, auxilia o desenvolvimento inicial, mantendo os filhotes em condições de se levantarem e pedirem alimentação às mães, aumentando o índice de sobrevivência. 

A LOJA JARDIM ANIMAL TEM UMA VARIEDADE INCRÍVEL DE PRODUTOS PARA PÁSSAROS CONFIRA:

FEROMÔNIO INDUTOR DE CANTO PARA PÁSSAROS

INDUTOR DE CRESCIMENTO PARA PÁSSAROS

PERILA BRANCA

FARINHADA PARA PÁSSAROS

FARINHA DE MINHOCA PARA PÁSSAROS

DESINFETANTE DE GAIOLA E VIVEIROS

CLIQUE AQUI , CONHEÇA ESTES PRODUTOS E COMPRE AGORA MESMO.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *