Furcrea Foetida Variegata

Nome cientifico:  Furcrea Foetida Variegata

Nativa do México e da Guatemala, essa suculenta pertencente à família das Asparagaceae é muito parecida e confundida com espécies do gênero Agave, mas é de fato de um gênero diferente. No paisagismo é utilizada como planta destaque em espaços abertos, onde chama muito atenção principalmente por sua coloração casa com seu tamanho majestoso. É bem ornamental para compor um lindo jardim com outras espécies e pedras em volta ou em vaso!

Quando atinge a idade adulta, por volta dos 15 anos ou mais, do centro surge uma haste floral que pode atingir 10 metros de altura, de flores perfumadas que atraem muitos Beija-Flores, Abelhas e Borboletas.  Após a floração, tomam lugar na inflorescência pequenos bulbilhos, que podem ser utilizados na propagação da planta. A partir desse momento a planta começa a decair até morrer. Quando formados, o que é raro, os frutos são do tipo cápsula, deiscentes e com sementes pretas e achatadas. Não é recomendado seu cultivo em áreas de tráfego constante, devido aos espinhos afiados na ponta de suas folhas. Para o paisagismo a furcréia compõe lindos jardins contemporâneos e minimalistas. É muito usada em espaços limpos, com gramados ou geralmente em pequenos grupos ou linhas, com bom espaçamento. Também é interessante em jardins litorâneos e tropicais, pontuando caminhos para destaque. É uma espécie de climas Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semiárido, Tropical. Essa planta não tolera frio intenso e geadas. Possui crescimento rápido.

Deve ser cultivada em sol pleno, ou em meia sombra desde que receba ao menos 4 horas de sol diariamente, em substrato de boa drenagem. Quando estabelecida tolera períodos longos de secas.  Vasos largos e fundos, são os mais indicados. A melhor composição de terra para este tipo de muda é a composição de um solo mais arenoso. Pedras e pedriscos também são indispensáveis para quem pretende cultivar esta planta, para auxiliar na drenagem da terra e ainda ornamentar o local.  A rega deve ser regular, de 2 a 3 vezes por semana nos dias mais quentes e 1 vez por semana durante os dias mais frios. Aprecia adubo orgânico e animal (como húmus de minhoca, farinha de osso).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *