Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros

Fungos em cachorro – Tratamentos caseiros

Infecções fúngicas em cães – Tratamento caseiro com vinagre e iogurte

Aprenda como curar micose por fungos em cachorros como a levedura, usando apenas vinagre e iogurte

Cães com orelhas peludas e caídas são mais propensos a ter infecções fúngicas nos ouvidos, devido à umidade.
Embora infecções fúngicas possam acontecer em qualquer parte do corpo de nossos cães, elas geralmente afetam os ouvidos.

Pesquisas realizadas sobre este tópico, indicam que 90% das infecções causadas por fungos em cachorros realmente acontecem nos ouvidos. Infecções fúngicas são um super desenvolvimento de levedura, ocasionando a infecção fúngica. Se uma infecção por fungos não for tratada, poderá desenvolver outros tipos de problemas de saúde para seu cachorrinho. O vinagre e o iogurte são excelentes opções para o tratamento de infecções fúngicas em nossos bichinhos, além é claro de serem produtos não apenas baratos, mas também muito simples e fáceis de administrar. O vinagre retarda o crescimento de bactérias nocivas. Já o iogurte, deverão ser utilizados aqueles com probióticos, conhecidos como iogurtes funcionais, contendo o Lactobacillus acidophilus que irão aumentar a produção das bactérias boas de seu cachorro.

Fungos em cachorro – Infecções fúngicas de ouvido

  • Misture 1 parte de vinagre com 1 parte de água em um recipiente.

  • Utilizando uma seringa, colete a mistura de água com vinagre. A medida a ser utilizada é de 5ml para cada 20kg de peso.

  • Lave a orelha do seu cão suavemente com esta solução. (Em casos de uma infecção de ouvido muito forte, você pode utilizar primeiro, na mesma medida de 5ml para casa 20kg de peso, uma água oxigenada 10 vl e depois prosseguir com a lavagem do conduto auditivo com esta solução indicada acima. Mas muito cuidado com a região dos olhos! É muito perigoso manipular água oxigenada próximo de nossos cães, você deverá ser cauteloso, pois se ingerida, a água oxigenada pode gerar problemas gástricos importantes e se atingir os olhos pode causar cegueira.)

  • Esfregue as orelhas do seu cão com a solução e utilize bolas de algodão para limpar o excesso de líquido de seus ouvidos. Procure secar perfeitamente, pois restos de líquido nos ouvidos pode ser prejudicial para ele. Se a infecção de ouvido for leve, apenas umedeça o algodão na solução de água e vinagre e limpe o ouvido a cada 2 ou 3 dias. Evite sempre que possível lavar os ouvidos em casos de cães com ouvidos sem infecções.

Fungos em cachorro – Para apenas limpar o ouvido

A solução de água e vinagre que descrevi aqui também é perfeita para fazer uma limpeza semanal no ouvido de peludos de orelhas caídas como os meus, dispensando assim o uso deceruminolíticos. Afinal na época das nossas vovós não existiam tantos produtos à disposição, elas faziam esta receitinha simples e garanto que é muito eficiente.

Fungos em cachorro – Tratando infecções fúngicas de pele

  • Misture 1 parte de água quente para 1 parte de vinagre em um recipiente.

  • Pulverize as regiões onde o seu cão tenha uma infecção de pele. Você poderá usar com segurança esta solução em áreas sensíveis, sem causar dor.

Como eliminar fungos em cachorro - tratamentos caseiros

Como eliminar fungos em cachorro – tratamentos caseiros

Fungos em cachorro – Iogurte para animais com infecção por Candida Albicans

  • Utilize 2 colheres de sopa de iogurte sem sabor para cães pequenos e o dobro para cães de grande porte.

  • Misture o iogurte ao alimento de seu cão ou se preferir ofereça separadamente como um agrado. Cães adoram iogurte!

  • Alimente seu peludo com iogurte uma vez todos os dias, mesmo depois que ele já não tenha mais alguma infecção por fungos.

Fungos em cachorro – Vinagre para curar candidíase em cães

  • Utilize a medida de 2 a 3 colheres de sopa de vinagre.

  • Coloque esta medida na vasilha de água de seu cão e observe se ele toma água. Não esqueça de trocar a água diariamente! Ofereça a água com vinagre apenas em dias alternados.

  • Como alternativa para cães que se recusam a beber a água com vinagre, adicione a mesma medida diretamente na ração.

Lista de produtos que você vai utilizar para tratamento caseiro de fungos em cachorros:

  • Vinagre,

  • iogurte probiótico sem sabor,

  • água,

  • recipiente,

  • colher,

  • bolas de algodão,

  • seringa sem agulha,

  • Frasco de pulverizador.

Dicas sobre o Tratamento Caseiro de infecções causadas por fungos em cachorros

O vinagre de maçã não filtrado, orgânico e não pasteurizado funciona melhor do que outros tipos de vinagre. O vinagre de vinho também possui um resultado bem satisfatório, é o que eu utilizo.

Cachorros com infecções cutâneas podem se beneficiar com um banho a base de farinha de aveia e shampoo de árvore de chá. Ao enxaguá-lo utilize o vinagre diluído em metade de água quente.

Este banho irá contribuir para a recuperação da pele, melhorando não apenas a ferida mas também a coceira causada pela infecção fúngica. Além é claro de proporcionar à pelagem uma aparência mais brilhante e uma textura macia.

Compre iogurte com Lactobacillus acidophilus que ajudam a aumentar a imunidade de seu cão.

Cuidado ao usar a seringa (obviamente sem agulha) para limpar as orelhas. O excesso de solução no ouvido irá piorar a dor e criará mais problemas no conduto auditivo de seu pequeno. Sempre comentamos aqui que é muito importante antes de iniciar qualquer tipo de tratamento em seu amigão, consultar primeiro seu veterinário. Portanto antes de iniciar qualquer tipo de tratamento caseiro consulte um especialista para certificar-se se este tratamento é ou não adequado para o problema de seu cachorro.

Fungos em cachorro – Este tratamento pode ser contra indicado para o meu cachorro?

No iogurte, a lactose “açúcar lácteo” se transforma em ácido láctico derivado do processo de fermentação. Por isso o iogurte se torna um alimento com grandes benefícios para auxiliar na digestão.

Lembre-se que antes de oferecer iogurte ao seu cão, você deve estar totalmente certo de que seu cachorro não tem alergia a lactose. Nunca introduza um novo alimento na dieta de seu animal de estimação em grandes quantidades. Se você alimenta seu animalzinho com alimentos frescos preparados especialmente para ele, já deve estar ciente do que seu peludo pode e do que ele não pode comer em sua dieta regular. No entanto, se você alimenta seu cachorro com rações de linha comercial, converse com seu veterinário antes de oferecer iogurte para ele, a fim de certificar-se se ele pode ser intolerante a lactose, o que pode ser prejudicial à saúde de seu pet.

Se você não tem certeza se o seu cão é ou não intolerante a lactose, e mesmo assim quer oferecer iogurte a ele, a fim de tratar infecções por fungos, faça isso gradativamente, em doses bem pequenas no inicio. Se você observar qualquer reação inesperada não ofereça mais qualquer derivado de leite ao seu cão sem antes conversar com o seu veterinário de confiança.

Você sabia, que carrapato, pulga, sarna e berne são os maiores inimigos dos cães adultos e filhotes? É isto mesmo eles são transmissores de doenças que podem inclusive contagiar os humanos. O controle e prevenção nem sempre é fácil, pois o uso de venenos podem intoxicar os animais por isto indicamos sempre um modo preventivo que é o controle natural destes hospedeiros.

Clique aqui para saber mais sobre o controle natural de carrapatos, berne, sarna e piolhos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *