Flores comestíveis

As flores comestíveis, além de bonitas, são servidas em saladas, como parte componente e comestível e ainda servem como adorno para o próprio prato. São utilizadas em pratos doces e salgados, além de serem matéria-prima para geléias. Realçam o sabor e a aparência dos pratos nos quais são utilizadas. Podem ser misturadas a legumes, hortaliças, ou qualquer outro componente usual das saladas. 


O hábito de comer flores é muito antigo, tendo sua origem na idade nédia. Na Europa, este hábito ainda é forte, em certos países, principalmente na França e Suíça. No Brasil, o uso e o consumo de flores comestíveis em pratos finos é mais acentuado em épocas como o final do ano, onde temos o Natal e a festa de Ano Novo.

Como atividade agrícola, as flores comestíveis são um bom negócio, tanto na Europa quanto no Brasil. Flores como a viola tricolor, o amor-perfeito, ou a calêndula, entre muitas outras, são produtos finos vendidos pelos produtores para restaurantes, buffets e redes de supermercados. O importante para o produtor é firmar contratos de fornecimento com os canais de distribuição mais indicados.

Para se produzir esse tipo de flor, o tipo de cultivo adotado deve ser o orgânico, isto é, sem a utilização de defensivos ou outros tipos de produtos químicos, geralmente utilizados na adubação. O produtor necessita do selo de produto orgânico, da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), para que seus produtos sejam devidamente garantidos para os compradores e que estes tenham a certeza de que o produtor seguiu todas as regras que garantem a qualidade do produto orgânico.

As instalações mais indicadas são estufas de telas ou de plástico, com um sistema de irrigação adequado. Quando colhidas, as flores devem ser transportadas em caminhões refrigerados. Se for necessário o transporte para maiores distâncias, é recomendado que este seja feito por avião, em caixas de isopor, para manter a temperatura por mais tempo.

Essas flores podem ser consumidas de diversas formas, além das já citadas. É muito comum, por exemplo, o uso de suas pétalas, para se fazer chá, o que acontece com as pétalas do borago. Em alguns casos, além de serem apenas alimento e ornamentação, podem apresentar características medicinais. Algumas pétalas de flores são utilizadas, principalmente, em chás calmantes.

Você sabia que o guano de morcego é o melhor adubo para todas as plantas e flores? ele contem os níveis certos de nutrientes, e ainda é orgânico, não faz mal a saúde humana e não agride o meio ambiente, proporcionando resultados rápidos, plantas bonitas e resistentes.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O GUANO DE MORCEGO.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *