Ficóide – Dorotheanthus bellidiformis

0
12
Ficóide – Dorotheanthus bellidiformis
Ficóide – Dorotheanthus bellidiformis
A Dorotheanthus bellidiformis, também conhecida como ficóide, tapete-mágico, planta-gelo ou pábrica-de-gelo, é originária da África do Sul e é encontrada nas planícies de Namaqualand a Stilbaai no Cabo Ocidental, formando extensos tapetes naturais que se tornam lindas rotas turísticas. Sua variedade de cores é abrangente: amarelo, vermelho, roxo, rosa e branco!
A ficóide é uma planta rasteira e suculenta. Suas folhas possuem uma célula especial para armazenar água, criando brilho e textura, dando a sensação de que elas estão cobertas de partículas de gelo.
A sua época de florescimento é na primavera e verão. A planta pode atingir até 20 centímetros de altura e se fecha com chuvas fortes, dias nublados e à noite, abrindo apenas sob o sol. Por isso, o indicado é cultivá-la em ambientes com bastante luminosidade.
Como cultivar ficóide?
De fácil cultivo, a ficóide se encaixa em vãos de escadas, muros, jardins e vasos. Tolera solos arenosos, mas de preferência férteis e enriquecidos com matéria orgânica – solos úmidos demais danificam as plantas, podendo trazer fungos e doenças à planta. Por isso tome cuidado!
Assim que a planta amadurece, os frutos que se formam abrem e liberam sementes, e logo em seguida as plantas secam e murcham. A sua época de floração é na primavera e no verão.
Como plantar ficóide em casa? Confira essas dicas!
O primeiro passo é conferir se o solo está arenoso e enriquecido com matéria orgânica. Logo em seguida você pode colocar as sementes na superfície do solo, cobrindo com uma camada fina de substrato.
O recomendado é que você regue a planta regularmente, mas por ser uma suculenta ela não precisa de muita água. Para o melhor cultivo, o indicado é cultivar o ficóide em sol pleno, com bastante exposição. Seu tempo de germinação é de seis a quinze dias, e o de florescimento é quatro meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here