Festas de fim de ano aumentam abandono de animais e preocupam ONGs

  • por

Por conta das festas de final de ano e férias, o abandono de animais tem um aumento significativo. As justificativas são variadas como “tem bebê recém-nascido em casa”, “o prédio não permite  animais” e, até mesmo, “comprei um animal de raça”. No ano de 2020, o contexto pandêmico intensifica o problema. Ao mesmo tempo, os voluntários da causa animal, acumularam nos últimos meses, necessidades como redução de ajudantes, doações em ração e falta de manutenção nas estruturas que abrigam os animais.

É o caso da ONG Majuna Proteção Animal, de Porto Alegre, que através das redes sociais impulsionou a campanha “Dezembro Verde“, para conscientizar a população que o abandono animal é crime, previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Porém, apesar do apelo, a presidente da ONG, Raquel Majuna, recebeu diversas mensagens em seu WhatsApp nas últimas semanas.

Atualmente ela abriga em um sítio 46 gatos, 216 cães, cabritos, vacas, coelhos, bois e cavalos. “É a época mais difícil do ano. As pessoas saem de férias e descartam os animais. Estamos com mais animais e menos ajuda”, conta Raquel.

 

site do café

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *